Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio

Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de InterioresCasa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, PortaCasa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, Escada, PortaCasa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, TijoloCasa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Mais Imagens+ 23

Vadodara, Índia
  • Equipe De Projeto: Manoj Patel, Bhavik Shah, Akshat Bindal , Aishwarya Gupte and Sonu Suthar
  • Mão De Obra Telhas De Barro: Dinesh Prajapati and Team
  • área Do Lote: 204 m² (2200 ft²)
  • Arquitetura: Manoj Patel Design Studio
  • Projeto Estrutural: Swati Consultants
  • Cidade: Vadodara
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores
© MKG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de 204 m² (2200 ft²), está localizado no núcleo central da cidade de Vadodara, próximo à área principal do aeroporto. O lote tem a fachada sul para a rua, e as demais fachadas cercadas por casas vizinhas no lado leste e oeste. O briefing buscava encontrar a calma no caos da vida cotidiana. A casa foi projetada para um casal com três filhos, onde os espaços são pensados ​​para responder às necessidades diárias que representam a nova geração.

Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, Porta
© MKG Studio
Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Imagem 24 de 28
Planta Pavimento Térreo
Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Porta
© MKG Studio

A fachada tece a história com uma simples paleta de materiais que atrai o estúdio devido a seus variados perfis. No projeto as telhas de barro são cortadas e entrelaçados uma a uma para explorar os volumes atingidos pela luz solar que aborda a massa volumétrica branca da estrutura. A residência atende a todas as necessidades climáticas e estéticas deste humilde espaço convidativo. Padrões surpreendentes em uma malha gráfica numeram as projeções paralelas a cada momento durante o dia, conforme a rotação do sol. Esses alinhamentos continuam em afluência na superfície oeste da parede. O material permite que o ar frio flua apenas pelos vazios.

Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© MKG Studio
Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Imagem 28 de 28
Corte BB
Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© MKG Studio

A perspectiva do estúdio focava no estilo de resposta ao clima, tendo em mente o entorno do local. A partir da implantação sentimos a necessidade de trazer paisagens naturais para o interior do envelope construído, permitindo aos usuários desfrutar do ambiente sem interrupções. Desta forma, promovemos o bem-estar, a saúde e o conforto emocional. A linguagem arquitetônica para a casa adota um conceito ao ar livre: novas possibilidades de convivência na natureza surgiram ao criar espaços, pátios e uma conexão visual voltadas para o interior. As técnicas de resfriamento passivo se beneficiam ao limitar o uso prolongado de sistemas de ar condicionado.

Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© MKG Studio

Ao inserir um oásis verde na massa construída, uma ideia surgiu para segmentar a casa conforme o antigo princípio dos cômodos da frente e dos fundos da casa. Estes espaços funcionais foram articulados através de um núcleo luminoso no centro da casa, que envolve a escada. Este layout cria uma sequência de espaços, e um interessante jogo de luz natural e sombras para realçar a experiência para os ocupantes. Os quartos foram localizados ao redor do pátio com aberturas de janela para o interior, de forma que os membros da família possam se sentir unidos e interagir em todos os níveis.

Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo
© MKG Studio

A casa é uma tentativa contemporânea de um espaço arquitetônico minimalista que adota os princípios da arquitetura e design tropical. A residência funciona como uma inserção entre as estruturas existentes e a natureza, promovendo operações de carbono positivo e net zero através de um planejamento inteligente do espaço.

Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© MKG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Pátio / Manoj Patel Design Studio" [The Courtyard House / Manoj Patel Design Studio] 15 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975122/casa-do-patio-manoj-patel-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.