Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier

Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de InterioresCasa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Mais Imagens+ 16

Oeiras, Portugal
  • Arquitetos: GGLLatelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:JM Figueiredo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Corian, Fialho e Baião, Knauf, Margres, Revigres, Technal, Vidrepur
  • Arquitetos Responsáveis: Gabriela Gonçalves, Leonel Lopes
  • Colaboradores: Miguel Malaquias, Alejandro Bocanegra, Afonso Patinhas, Matilde Aresta Branco, António Castro
  • Engenharia: EngºJorge Moreira- Fisprojota Lda
  • Construção: Jolopema Construções Lda
  • Cidade: Oeiras
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Exterior
© JM Figueiredo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa encontra-se num empreendimento Oeiras Golf Residence na periferia de Lisboa num lote de 1400.00m2 orientado nascente-poente. Uma casa aparentemente compacta com dois pisos, tira partido do declive natural do lote, assumindo-se como casa térrea para nascente, onde estão projectados os acessos, enquanto que nos outros quadrantes são assumidos volumétricamente os dois pisos.

Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© JM Figueiredo
Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Imagem 15 de 21
Planta - Baixa
Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Imagem 19 de 21
Cortes
Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Interiores
© JM Figueiredo

No piso 1, implantado à cota do passeio público, desenvolve-se o acesso à casa, bem como a zona de quartos e escritório. No piso 0, implantado à cota mais baixa do terreno desenvolvem-se a garagem, as salas, a cozinha, a lavandaria e a adega. O recurso a esta solução de “encastrar” parte do volume da casa no terreno nasce da vontade de minorar o impacto da construção na sua leitura de nascente, norte e sul, bem como da vontade de tirar partido do terreno a poente, que no nosso entender reúne as melhores condições quer topográficas, quer de vista sobre a envolvente. Recurso este que já tinha sido utilizado no desenho da casa do lote 6 e que aqui se pretende dar continuidade, dando homogeneidade à paisagem. Sobre o terreno foram implantados quatro muros em pedra que hierarquizam o jardim criando espaços destintos de lazer e protegendo a piscina e as áreas de permanência dos ventos predominantes na zona.

Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Interiores, Escada
© JM Figueiredo
Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Interiores, Escada
© JM Figueiredo

A sul, em continuidade com a piscina, um pátio de cerca de 4m de lado, perfura a volumetria compacta da casa e cria uma área de laser protegida junto da piscina. O recurso a pátios desenhados no interior da volumetria em conjunto com percursos capazes de ligações quer horizontais quer verticais entre os vários pontos da casa e do seu terreno envolvente, têm como objectivo para além de enriquecer as relações espaciais entre os diversos compartimentos da casa, possibilitar níveis de luminosidade natural e arejamento compatíveis com espaços de habitação, com a mais valia de conferir aos utilizadores ganhos ao nível da privacidade.

Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier - Fotografia de Exterior
© JM Figueiredo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Oeiras Golf Lote 07 / GGLLatelier" 13 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975070/casa-oeiras-golf-lote-07-ggll-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.