Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects

Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de InterioresEdifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de ExteriorEdifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: HQ Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dor Kedmi
  • Arquitetos: HQ Architects, Oded Fux, Smadar Efrati
  • Equipe De Projeto: Gal Ravit, Idan Agiv, Ido Aziz, Keshet Rosenblum, Oife Gala, Svetlana Tanunina, Noam Burg
  • Cidade: Tel Aviv-Yafo
  • País: Israel
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Escada
© Dor Kedmi

A área - O edifício de apartamentos Fein 1 Central está localizado em Neve Shaanan, no sul de Tel Aviv, em uma área degradada que sofreu rápidas transformações. O plano diretor de Tel Aviv – Yafo pretende transformar e melhorar este decadente distrito do sul da cidade. O bairro apresenta habitações cruciais para a população e comércios com acesso pela rua. O terreno em si ainda preservava fragmentos do edifício anterior. 

Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Dor Kedmi
Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Imagem 26 de 34
Planta - Térreo
Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Interiores
© Dor Kedmi

Esse crescimento cultural e econômico é parte do processo de gentrificação do bairro, que incentiva a cultura e cria um novo perfil para o bairro, mais aberto e progressista. Parte desse crescimento ocorre devido a construção das novas instalações da renomada Bat Sheva Dance Company em frente ao endereço do projeto, e devido a nova estação de VLT ao lado do terreno.

Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Imagem 29 de 34
Corte AA
Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Exterior
© Dor Kedmi

O edifício - Seguindo as demandas levantadas, a proposta deveria apresentar pequenos apartamentos com ventilação cruzada. A HQ Architects optou por afastar-se da tipologia usual praticada em Tel Aviv e virar do avesso o típico edifício em forma de caixa, resolvendo os dois problemas ao mesmo tempo.

Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Interiores
© Dor Kedmi

O novo edifício, com seis andares e 6.400 metros quadrados, tem um pátio interno que desempenha um papel central no projeto, permitindo grandes varandas comuns abertas. O Fein 1 tem como mote a valorização da comunidade, sendo desde o seu início projetado de maneira cooperativa. Por conta disso, apresenta espaços comuns generosos, como o pátio e as grandes varandas curvilíneas que servem tanto para circulação como espaços de encontros para os moradores. Esses espaços de encontro e convívio são fundamentais na promoção e na manutenção da cultura coletiva dos moradores. O pátio, além de oferecer um valioso espaço comum, também contribui com uma solução sustentável, já que diminui o consumo de energia ao oferecer sombreamento no verão e luz solar direta no inverno.

O Fein 1 Central oferece apartamentos médios e pequenos, em um total de 53, sendo 49 de dois quartos, três de três quartos e apenas um apartamento de quatro quartos. O tamanho dos apartamentos permite que famílias novas e jovens profissionais – um importante grupo demográfico local para habitações a preços acessíveis, permaneçam no bairro. Além do uso residencial, o edifício inclui 9 unidades comerciais, sendo 350 m² de lojas pré-existentes da estrutura antiga.

Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Dor Kedmi
Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Dor Kedmi

A fachada do edifício é típica da arquitetura local de Tel Aviv: mínima, simétrica e tem um tom off white. O contraste lúdico de cores entre o interior e o exterior é usado para comunicar diferença entre espaços públicos e privados. Uma forte cor vermelha é usada no pátio, oferecendo um abrigo mais privado e arejado da rua quente e movimentada. As varandas de formas orgânicas apresentam um desenho fluido, que também contrasta com a fachada ortogonal e simétrica, criando uma clara distinção entre a rua e o edifício.

Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Exterior
© Dor Kedmi
Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Imagem 27 de 34
Planta - Terceiro Pavimento
Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Interiores
© Dor Kedmi

O prédio oferece um estacionamento subterrâneo privativo de cinco níveis em uma área muito densa e com poucas vagas para veículos. Além disso, é importante esconder os veículos para que o bairro permanecesse amigável para os pedestres. Erez Ella, sócio fundador da HQ Architects, diz:

Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Interiores
© Dor Kedmi

Estamos animados para a conclusão do Fein 1 Central – um novo edifício de apartamentos que contribui para a regeneração da área, fornecendo espaços adequados para o bairro que se transforma mais rapidamente em Tel Aviv. O edifício oferece apartamentos de alta qualidade, enquanto o pátio cria um ponto de encontro para os moradores – um verdadeiro espaço comunitário para encontros e lazer, e que oferece ar fresco e abundante ao prédio.

Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects - Fotografia de Exterior
© Dor Kedmi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Neve Sha'anan, Tel Aviv-Yafo, Israel

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Apartamentos Fein 1 Central / HQ Architects" [Fein 1 Central / HQ Architects] 13 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974943/edificio-de-apartamentos-fein-1-central-hq-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.