Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo

Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de ExteriorCasa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de ExteriorCasa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 26

Brasília, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Esqualid, MB Ambientes, Serralheiria Zileno, Virgula Zero
  • Paisagismo: Mariana Siqueira
  • Estrutura: André Torres
  • Instalações: André Torres
  • Vídeo: Larissa Sad
  • Luminotécnico: Lumini
  • Construção: Centra Engenharia
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. No lote de 713m² destinado a este projeto, localizado em um condomínio residencial, encontra-se um solitário pequizeiro, árvore nativa, protegida legalmente, e muito representativa do cerrado brasileiro. Contígua ao lote, uma área verde não edificável, ainda em florescimento, promete se tornar um bosque densamente arborizado, comum aos moradores do condomínio.

Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores
© Joana França
Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Joana França

O projeto concilia este contexto ao desejo da família: construir uma pequena casa térrea, com varanda sombreada, obtendo o maior espaço de área verde possível.

Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 31 de 31
Croqui

A estratégia adotada foi de desenhar a planta em forma de fita que se desenvolve pelo lote, ajustando-se ao seu perímetro, de modo a criar vazios por meio dos quais se obtivessem as relações espaciais pretendidas.

Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Joana França
Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 28 de 31
Planta baixa
Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Imagem 29 de 31
Corte AA
Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França

Estes vazios, convertidos em pátios de estar e lazer, promovem o contato com os jardins e com a área verde vizinha. Nesta configuração, o pátio que se abre para o bosque acolhe também a árvore nativa, o pequizeiro permanece ali, como singelo registro de uma paisagem preexistente.

Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França

Uma varanda central, estrategicamente posicionada, segrega e integra, ao mesmo tempo, os setores social e íntimo da casa, pois para passar de um ao outro é preciso atravessá-la. Por meio dela, integram-se também os dois pátios.

Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior
© Joana França

A distribuição dos espaços e suas relações promovem percursos inusitados pela casa, pois é natural se caminhar por um espaço aberto para se chegar a outro fechado, como o que se faz entre a sala de estar e a varanda, passando pelo pátio, ou da sala de jantar para a sala de tv, passando pela varanda. De modo que, cotidianamente, se experimenta esta relação de continuidade entre dentro e fora, e por meio dela o contato com a natureza e com o céu.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Couri / ARQBR Arquitetura e Urbanismo" 28 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973362/casa-couri-arqbr-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.