Escola Mustardseed / Localworks

Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de ExteriorEscola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraEscola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores, VigaEscola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de ExteriorEscola Mustardseed  / Localworks - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Localworks
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hafele, Reine Leinoelfarben
  • Coordenador Do Projeto: Felix Holland
  • Arquiteto Responsável: Morgane Charron
  • Conceito: Sarah Kukkiriza Ndagire
  • Detalhamento Técnico: Philip Matovu
  • Estagiário Detalhamento: Nobert Ahumuza
  • Arquitetura: Localworks
  • Orçamentação: Dudley Kasibante and Partners
  • Engenheiro Estrutural: Aquila Gallery
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Equatorsun Consulting Ltd.
  • Cidade: Sentema
  • País: Uganda
Mais informaçõesMenos informações
Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Exterior
© Will Boase Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola é uma iniciativa privada recém-fundada visando criar um jardim de infância e uma escola primária exemplares, que oferecem uma educação prática e inspiradora para as crianças sob seus cuidados. A edificação está localizada perto de Sentema, uma vila a cerca de 20 km a oeste de Kampala. A inspiração para o projeto foi criar uma "casa grande" para as crianças, que funcionasse como um ambiente educacional favorável e confortável. A ambição arquitetônica não é um requisito do programa, ela tem a função de inspirar tanto professores quanto alunos a habitarem espaços de maneiras múltiplas e criativas, a (literalmente) pensarem fora da caixa, e a tratarem a escola inteira, não apenas a sala de aula, como um ambiente de aprendizado maior.

Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Exterior
© Will Boase Photography
Escola Mustardseed  / Localworks - Imagem 29 de 33
Planta Pavimento Térreo
Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores, Viga
© Will Boase Photography
Escola Mustardseed  / Localworks - Imagem 31 de 33
Cortes
Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores, Escada
© Will Boase Photography

Na Mustardseed, não existem duas salas de aula iguais e nenhuma delas tem o formato de um retângulo. Os espaços têm forma orgânica e são caracterizados por uma materialidade natural e aconchegante, acentuada por cores divertidas e inspiradoras. As paredes externas espessas de terra, onduladas, param a curta distância do teto permitindo o fluxo de ar fresco para esfriar os ambientes. A luz direta do sol é filtrada através do telhado em áreas selecionadas, preenchendo o espaço com níveis confortáveis de luz natural. Ao longo das vias de circulação, as persianas coloridas fecham aberturas relativamente pequenas e quadradas. Cada sala de aula tem uma área de aprendizagem ao ar livre, sombreada por árvores, que pode ser acessada por meio de uma série de portas duplas. Em toda a escola, os móveis foram cuidadosamente projetados e integrados ao programa: isso inclui bancos e prateleiras embutidos, nichos, grandes quadros negros e mesas e cadeiras leves, porém resistentes.

Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Will Boase Photography
Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores
© Will Boase Photography

O projeto de paisagismo e arquitetônico estão em completa harmonia entre si. As formas fluidas dos espaços internos de ensino ressoam no paisagismo em linhas fluidas que buscam alimentar a curiosidade no ensino das crianças. Uma abordagem holística do ensino é fundamental para o conceito geral de Mustardseed, o que significa que aprender com e na natureza é de suma importância. Este objetivo é levado a sério no projeto ao criar literalmente um espaço para a natureza. Outra ambição é melhorar a biodiversidade, apesar da construção, e (re) criar florestas indígenas, garantindo que as atividades humanas na terra sejam sustentáveis, práticas e enriqueçam o meio ambiente em geral. Essas metas estão sendo alcançadas por meio da agricultura de conservação, regeneração do solo e plantações florestais indígenas sustentáveis.

Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Interiores, Viga
© Will Boase Photography
Escola Mustardseed  / Localworks - Imagem 33 de 33
Elevações
Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Exterior
© Will Boase Photography

Todos os materiais de construção são de origem local e foram cuidadosamente selecionados para refletir a ambição de Mustardseed de ser holisticamente "verde". As fundações são feitas sem qualquer concreto, em vez disso, foram construídas com blocos de arenito compactados de uma pedreira a menos de 2 km de distância. A laje estrutural funciona como um acabamento do piso, aterrada para expor o agregado de pedra natural. As paredes são feitas com terra não estabilizada, colhidas no local e formadas com tecnologia de saco de terra. Essas paredes são finalizadas com ardósias de arenito locais em níveis inferiores e reboco de terra calcária sem pintura. A estrutura do telhado é construída utilizando eucaliptos cortados e costurados no local para criar espaço para o campo de futebol. 

Acabamentos naturais completam todos os edifícios: as paredes são revestidas de ardósia de arenito local ou reboco de cal não pintado, o telhado é finalizado com uma camada de sobras de eucalipto, e tapetes feitos localmente são montados na parte inferior da cobertura, suavizando o ambiente interno.

Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Exterior
© Will Boase Photography

A Escola Mustardseed é o primeiro projeto completo, desde o projeto arquitetônico à construção, da Localworks.

Escola Mustardseed  / Localworks - Fotografia de Exterior
© Will Boase Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sentema, Uganda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Mustardseed / Localworks" [Mustardseed Junior School / Localworks] 08 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973107/escola-mustardseed-localworks> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.