Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects

Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de ExteriorInstalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de InterioresInstalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de InterioresInstalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Imagem 5 de 17Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos Responsáveis: Tomas Ghisellini, Lucrezia Alemanno, Daniele Francesco Petralia, Alberto Manzi, Alice Marzola
  • Cliente: CNH Industrial SpA, Municipality of Lecce
  • Cidade: Lecce
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de Tomas Ghisellini

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto traça um cenário heterogêneo que identifica no esporte apenas uma das ferramentas possíveis para o envolvimento comunitário: a saúde do corpo decorrente da atividade dinâmica de manutenção e treinamento está associada à saúde psicofísica decorrente de uma alimentação adequada e seu exercício em condições de compartilhamento coletivo, intercâmbio comum, coesão social. Por fim, as atividades relacionadas ao esporte e ao exercício físico encontrarão novas oportunidades de enriquecimento, integração, sofisticação, hibridização e complementação no cenário proposto pelo projeto. Porque se é verdade que a prática de esportes costuma ser seguida de fome devido à necessidade biológica de novas energias, também é verdade que uma grande refeição pode ser neutralizada por uma boa dose de exercícios físicos!

Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de Tomas Ghisellini
Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Imagem 17 de 17

Esporte e alimentação, em essência, vivem os acontecimentos de uma aliança infinita. Ou uma batalha igualmente interminável, dependendo do ponto de vista de onde você quer ver esta história! Será uma nova ágora para Lecce nos próximos anos, um lugar antigo mas tão atual onde (para voltar) depositar o sentimento de pertença, o amor incondicional por nossas cidades extraordinárias, a paixão por nossas origens, o sentimento coletivo. Encontrar, estar juntos, comer bem: tudo isso será MEET & (GR)EAT.

Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de Tomas Ghisellini

A proposta do projeto parte da recuperação de um dos sistemas fundamentais de conhecimento, medição, regulação e governança sistemática do território apuliano: a matriz ortogonal. Extensões ilimitadas de campo “desenhado”, os edifícios de controlo e cuidado dos terrenos, bem como os maravilhosos olivais que o mundo inteiro admira, encontram na malha regular o traço de formal original.

Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Imagem 11 de 17

Assim o projeto aqui proposto, que espalha uma matriz de malha ortogonal ideal de 2x2 metros sobre toda a área de intervenção, traçando no solo, como numa tela, o desenho provisório e leve das linhas originais do gesso. Essa operação simples transforma o lugar em um espaço quase abstrato de ancestralidade lúdica, um fascinante tabuleiro de xadrez no qual se pode jogar o grande jogo do futuro próximo. 

Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de Interiores
Cortesia de Tomas Ghisellini

Os pontos da matriz, segundo padrões de agregação regular, são parcialmente colonizados pela instalação de elementos verticais, semelhantes a hastes cruciformes delgadas, decorrentes da montagem dos perfis de madeira recuperados segundo um esquema composicional que deixa uma fascinante lacuna de aproximação entre as principais colunas.

Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Imagem 12 de 17

Uma espécie de estaca "molecular" curiosa configura algumas pequenas salas habitáveis ​​juntamente com uma série de oportunidades e suportes multifuncionais para um ábaco de usos potencialmente infinitos: suportes para guarda-sóis leves, suportes para equipamentos esportivos de corpo livre (encostos, barras de tração, cavalos verticais ... e muito mais.

Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de Tomas Ghisellini

O sistema de metabolismo ponto-grade oferece, de certa forma, possibilidades infinitas para colonização do solo, bem como para a replicabilidade e extensão das soluções compostas de acordo com extensões e adições subsequentes em tudo congruente com o que já foi alcançado. O princípio de ordenação também permite modificações e recomposições de configurações anteriores sem comprometer a consistência geral do cenário de design.

Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects - Fotografia de Interiores
Cortesia de Tomas Ghisellini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:73100 Lecce, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação MEET & (GR)EAT / Tomas Ghisellini Architects" [MEET & (GR)EAT Open-Air Hub / Tomas Ghisellini Architects] 09 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973092/instalacao-meet-and-gr-eat-tomas-ghisellini-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.