Casa DM / HORMA estudio de arquitectura

Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de InterioresCasa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de InterioresCasa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de InterioresCasa DM / HORMA estudio de arquitectura - Mais Imagens+ 17

Puerto de Sagunto, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariela Apollonio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artemide, Cinca, Cortizo, Gecol, ICONICO, Krion, MADENTIA, Marset, NOVOLUX, TopCer
  • Arquitetos Responsáveis: HORMA estudio de arquitectura
  • Equipe De Projeto: Nacho Juan, Clara Cantó, Jose Iborra, Ana Riera, Belén Iglesias, Andrés Herrero, María Mateo
  • Cidade: Puerto de Sagunto
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Morar em único nível implica continuidade, articulação, composição e fragmentação dos espaços sem perder a unidade do todo. O projeto desta casa trabalha a globalidade do terreno a partir do seu aproveitamento máximo pelos moradores. 

Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Mariela Apollonio
Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio

A abordagem visa articular um amplo programa doméstico fragmentando a escala do conjunto, tanto volumétrica quanto espacialmente. A composição de diferentes volumes e geometrias, aliada ao constante diálogo entre os materiais, permite reduzir e controlar a relação entre as partes do projeto, tanto a partir do seu espaço interior como da sua percepção exterior.

Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Mariela Apollonio
Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Mariela Apollonio

A casa conecta o desenvolvimento do programa à sua orientação mais favorável, abrindo intencionalmente o volume ao sul e leste, protegendo-o do sol oeste e oferecendo uma relação hermética na sua face norte onde a privacidade em relação aos futuros vizinhos pode ser comprometida. A iluminação e ventilação dos ambientes próximos a dita fachada serão estudadas a partir da seção variável do próprio complexo, proporcionando luz e ventilação naturais a cada um dos espaços da casa.

Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio
Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio

O programa familiar no térreo é complementado por um nível para hóspedes no +3,5 e uma zona de lazer e recreação no nível -3,5, esta última com uma relação mais privada e protegida do que as restantes.

Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio
Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio

A casa, articulada em planta, encontra em seu recorte o sentido completo de seus espaços, moldando a escala e as entradas de luz de cada um deles. Este espaço qualifica e define os ambientes internos e interliga os diferentes andares por meio de claraboias, conexões visuais e filtros de luz natural desde a cobertura até o nível -3,5. A continuidade e o uso de materiais internos e externos estabelecem limites que são mais do que difusos, quase inexistentes.

Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores
© Mariela Apollonio

Materialmente, a casa é proposta no exterior com um diálogo entre um revestimento contínuo de cal branca e uma peça de cerâmica dimensionada com um recorte 10x10 que modula a sua envolvente e realça a sua geometria. No interior, os dois tons se combinam no terraço contínuo que delimita a área pública do térreo e também no diálogo entre as madeiras que definem os móveis incluídos na própria arquitetura. O tom branco, entendido como neutro, permite que os tons avermelhados da cerâmica e os diferentes verdes da vegetação se equilibrem e sejam valorizados.

Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Imagem 16 de 22
Planta - Nível 01
Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Imagem 18 de 22
Planta - Nível 03
Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Imagem 22 de 22
Axonométrica 02

Matéria, geometria e espaço funcionam em harmonia e, ao mesmo tempo, as suas relações variam, dando origem a espaços muito diversos, pensados ​​de acordo com as necessidades do habitante. A liberdade e a privacidade são entendidas para atingir os objetivos inicialmente estabelecidos.

Casa DM / HORMA estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mariela Apollonio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DM / HORMA estudio de arquitectura" [Casa DM / HORMA estudio de arquitectura] 02 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972606/casa-dm-horma-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.