Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur

Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ruben Beilby

Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de ExteriorEstúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Interiores, VigaEstúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Exterior, VigaEstúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de ExteriorEstúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Mais Imagens+ 17

  • Equipe De Projeto: Samuel Barckhausen, Arne Maxim Koll, Sofia Melliou
  • Cidade: Uckermark
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Exterior
© Ruben Beilby

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pitoresca localização autônoma de um anexo histórico e os parâmetros do orçamento de construção limitado prepararam o terreno para um equilíbrio entre introversão e extroversão nesta conversão de um antigo celeiro. Na transformação de um estábulo em um estúdio fotográfico, como um espaço de trabalho temporário, a sala inicialmente se fecha do lado de fora. É inteiramente focada na produção das imagens contra o cenário abstrato do pano de fundo. O pé-direito duplo de parte da sala permite que o olhar se perca até o painel fechado no telhado.

Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Exterior
© Ruben Beilby

O denso telhado com espessura de 50 mm e dimensão axial de 95 cm flutua acima da nova no piso áspero. A carga da construção do telhado industrial é transferida por uma viga em anel de concreto armado. Esses elementos estruturais maciços e lineares marcam a divisão no trabalho fotográfico direcionado para as áreas mais conviviais, consistindo em salas, cozinha, banheiros e os nichos dos vestiários com suas janelas cuidadosamente altas.

Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Interiores, Viga
© Ruben Beilby

Um corte radical é necessário para criar uma divisão claramente reconhecível entre a introversão do estúdio fotográfico e a extroversão pretendida para os convidados. Modelos, fotógrafo e equipe têm uma visão única e generosa da extensão montanhosa da paisagem de Uckermark. Esta imagem está perfeitamente alinhada com a porta do celeiro e ecoa suas dimensões. Neste ponto de articulação entre o vestiário consolidado, o depósito e o celeiro aberto abaixo, uma escada se insere no ângulo da abertura.

Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Exterior, Viga
© Ruben Beilby
Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Imagem 15 de 22
Planta - Térreo

Neste ponto essencial, todos os parâmetros do projeto são condensados em um único ponto sísmico. Em termos de construção, as demandas sobre a estrutura de suporte, as propriedades físicas do volume e a geometria necessária da escada ditam os limites da viabilidade. O assunto aqui é a ancoragem horizontal e vertical da linha central dentro do espaço aberto e como ela pode ser utilizada na estrutura estreita do volume original e o novo cenário abaixo.

Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Interiores
© Ruben Beilby

Um ajuste é feito durante a construção: a porta do celeiro se abre e a paisagem aparece na sala. A solicitação do cliente faz com que a escada fosse movida de modo que a vista palladiana permanecesse desobstruída. A arquitetura atua de forma a enfatizar a tridimensionalidade da escada como uma nova articulação no espaço, que pode ser ocupada ao subir, sentar e deitar. "Se você sabe para onde olhar, o processo torna-se visível através de uma linguagem arquitetônica de pequenos desvios entre os elementos: Eles trabalham juntos, mas permanecem estranhos um ao outro. Eles se complementam, mas não se encaixam totalmente. [O autor] usa uma linguagem arquitetônica que não suaviza totalmente as agendas contrárias, mas sutilmente dá a elas uma presença narrativa remanescente no espaço".

Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur - Fotografia de Exterior
© Ruben Beilby

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Uckermark, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Fotográfico Rieckshof / Helga Blocksdorf Architektur" [Rieckshof Photo Studio / Helga Blocksdorf Architektur] 25 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972278/estudio-fotografico-rieckshof-helga-blocksdorf-architektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.