Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes

Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, PortaEspaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraEspaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, FachadaEspaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, CadeiraEspaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Mais Imagens+ 13

  • Equipe De Projeto: João Gonçalo Lopes, Guilherme Rodrigues
  • Equipe De Construção: João Gonçalo Lopes, Guilherme Rodrigues, Gui Garrido
  • Instalações Elétricas: Tiago Domingues, André Santos
  • Cidade: Lisbon
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, Fachada
© João Matos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O enunciado do projecto pedia que transformássemos o espaço de uma antiga oficina de carros num espaço colectivo de criação e eventos. O trabalho envolveu a concepção do projecto geral, assim como coordenação e construção das estruturas em madeira, iluminação e peças de mobiliário.

Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, Porta
© João Matos

O projecto para o espaço do “desvio” procurou tornar este lugar num conjunto de muitos lugares simultâneos. O desenho geral multiplica-se por isso numa série de espaços de pátios com caracteres muito diferentes e que exploram todo o espectro de relações entre o público e o privado como se de um pequeno bairro se tratasse.

Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, Viga
© João Matos
Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Imagem 18 de 18
Planta baixa
Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Inês Costa Monteiro

Foi também assim que as peças e materiais reutilizados vieram contaminar este espaço. As suas diferentes propriedades são usadas como mediadoras de privacidade, ajudando a definir as diferentes atmosferas de cada micro-lugar. No mesmo sentido entendemos que a estrutura devia ser deixada em aberto, convidando à ocupação por cada um dos seus habitantes e reflectindo o seu carácter e necessidades particulares.

Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores
© Inês Costa Monteiro

Tendo a oportunidade de construir nós mesmos o projecto, este tornou-se um exercício de sensibilidade para os detalhes e materiais, numa relação do corpo com o espaço que é muito difícil de atingir através de simulações virtuais ou noutras escalas.

Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, Cozinha
© João Gonçalo Lopes

A intervenção garante que no grande volume da antiga oficina a luz natural possa continuar a fluir, enquanto que as plantas e os materiais amplificam esta atmosfera de um exterior protegido onde cada habitáculo se torna um abrigo seguro.

Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Inês Costa Monteiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisbon, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço de Trabalho Criativo Desvio / João Gonçalo Lopes" 06 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972250/espaco-de-trabalho-criativo-desvio-joao-goncalo-lopes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.