Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha

Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior, CadeiraCervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de InterioresCervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, VigaCervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de InterioresCervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Mais Imagens+ 21

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  365
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artesanale, Casa Franceza, Cerâmica Gail, Coisas D Casa, Gradetec, Ignis Industrial, Laef, Lagonegro Marmoraria, Lustres ypiranga, Marcenaria Navarro, MecaLux, Multifer, Pavanny, Penha Vidros, Prototype, Rtb Glass, Santil, WT Inox
  • Projeto De Arquitetura E Interiores: Estúdio Penha
  • Equipe De Projeto: Vitor Penha, Verônica Molina, Bianca Sinisgalli, Luisa Oliveira
  • Projeto De Iluminação: Estúdio Penha
  • Produção De Fotografia: Manuela Figueiredo
  • Letreiros E Peças Em Latão: Fge Comunicação Visual
  • Projetos Complementares: Egisa, Install
  • Projeto Cozinha Industrial: Macom
  • Projeto De Reforço Estrutural: Enplatec
  • Câmara Frigorífica: São Rafael
  • Projeto Exaustão: Aerovent
  • Execução Da Obra: Cymz Engenharia
  • Paisagismo: A Seiva
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata da transformação de uma antiga casa térrea em misto de bar e fábrica artesanal de cerveja. Os cenários fabril e rural, de consumo do produto em meio ao campo, são as referências conceituais do projeto, somadas à memória do uso prévio do imóvel como residência. Convivem, assim, materiais de naturezas distintas, como o aço inoxidável, a pedra e a madeira, sempre aparentes, bem como interagem espacialidades contrastantes: a doméstica, mais contida, com aquela mais expansiva, de integração dos ambientes.

Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Fran Parente

Localizado no bairro dos Pinheiros, em São Paulo, o imóvel teve integralmente preservada a sua marquise de entrada, bem como manteve-se o corredor de acesso à edícula nos fundos do lote, transformado em misto de espaço de estar, de serviço e de passagem. Para se criar um plano contínuo de circulação, elevaram-se alguns trechos de pisos.

Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Fran Parente

Internamente, porém, a antiga compartimentação da casa em pequenos cômodos foi substituída pela união dos espaços, com destaque para a zona central imóvel que passou a abrigar o coração do projeto: a grande sala de produção da cerveja e, em frente a ela, o bar. Para tanto, demoliu-se grande parte das paredes do miolo e do trecho frontal da casa, transformado em salão do bar, o que demandou a execução de reforço estrutural através da inserção de pilares e vigas metálicos.

Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 17 de 26
Planta Baixa Térreo

A cobertura de vidro sobre parte da área de produção da cerveja deriva da existência prévia de um pátio aberto no centro da implantação, do qual a pérgola de concreto foi mantida sobre o balcão do bar. Uma ampla parede de vidro separa os dois ambientes, possibilitando, contudo, que os usuários vejam a todo momento as grandes máquinas de aço inoxidável, material de presença marcante nos interiores. Também na parede do corredor lateral foram abertas janelas altas para a visualização do maquinário.

Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Fran Parente
Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 21 de 26
Corte B
Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fran Parente

O equilíbrio entre o novo e o antigo é uma das marcas do projeto, com as instalações aparentes a indicarem a transformação do uso e a não regularização de superfícies evidenciando as remoções estruturais e superficiais. Destaca-se, neste sentido, o protagonismo das paredes de tijolo a partir da remoção da sua massa de revestimento e da sobreposição a elas de grades metálicas constituídas por delgadas mas relativamente profundas hastes de uma malha retangular. Na junção entre as grades foram embutidas luminárias feitas com mangueiras de neon que, dispostas verticalmente e em ritmo regular, dão profundidade visual às paredes.

Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Cadeira
© Fran Parente

Bancadas e mesas ora com tampo de madeira, ora de granilite ou de cimento, e revestimentos cerâmicos retangulares são materiais recorrentes do projeto, que, no entanto, menciona os tradicionais pisos de caco cerâmico das residências através da paginação orgânica do piso de ardósia. Aplicado em grandes dimensões sobre o pavimento, o material foi igualmente utilizado no revestimento externo da fachada frontal, porém, em placas retangulares.

Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores
© Fran Parente
Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Fran Parente

Na entrada, convivem a marquise de concreto com as portas camarão feitas com tábuas de madeira e com a porta de entrada conformada por vidro aramado. O mobiliário da área de espera e do pequeno salão do terraço teve desenho inspirado em bancos de praça, onde se senta coletivamente.

Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha - Fotografia de Interiores
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cervejaria Tank Brewpub / Memola Estúdio + Vitor Penha" 18 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972011/cervejaria-tank-brewpub-estudio-penha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.