Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia

Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de ExteriorRefeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de ExteriorRefeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaRefeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Interiores, BancadaRefeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Mais Imagens+ 11

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias :Diego Puente
Mais informaçõesMenos informações
Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Exterior
© Diego Puente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este espaço nasceu por iniciativa de uma empresa internacional de consultoria ambiental, cuja sede no vale de Cumbayá, na cidade de Quito, precisava de um refeitório para seus trabalhadores. A principal exigência do cliente era a conservação da vegetação existente no quintal da sede, onde o projeto seria instalado.

Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Interiores
© Diego Puente
Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Imagem 14 de 16
Planta
Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Diego Puente

O programa original previa espaços de armazenamento, bancada de preparo para almoços e churrasqueira, além de um espaço flexível que poderia abrigar ocasionalmente outros usos como oficinas de treinamento, eventos corporativos e dinâmicas de grupo. Para atender a todas as necessidades do cliente sem prescindir das árvores existentes, propomos a construção de uma cobertura em balanço. No eixo estrutural principal tangente à parede perimetral da propriedade localizamos todos os espaços de depósito e trabalho necessários. Desta forma, o espaço central e o perímetro foram totalmente liberados, favorecendo a fluidez do espaço e flexibilidade de uso.

Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Imagem 13 de 16
Vista

Com o intuito de incorporar árvores ao projeto, propusemos quatro aberturas em forma de semicírculo no perímetro da cobertura, por onde passam os galhos dessas árvores, esfumaçando a fronteira entre o fim da arquitetura e o início da natureza. Na parte central da cobertura, foram introduzidas duas claraboias circulares de diferentes tamanhos que permitem que a luz passe por um filtro metálico simulando a sombra das folhas das árvores.

Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Interiores, Bancada
© Diego Puente

A cobertura, composta unicamente por uma chapa metálica e revestida internamente por painéis de madeira, é sustentada por uma estrutura de quatro pilares metálicos elevados sobre sapatas. Uma única linha de pilares sustenta toda a cobertura, por meio de tensionadores que costuram a parte superior da mesma para gerar maior permeabilidade no solo. De cada pilar emergem vigas que, para além da sua função estrutural, servem para modular o espaço complementadas por uma viga falsa intercalada entre cada duas vigas estruturais que abrigam, por sua vez, as instalações elétricas e sustentam as luminárias.

Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Interiores
© Diego Puente
Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Imagem 16 de 16
Corte
Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Exterior
© Diego Puente

Para criar um espaço simples, funcional e coerente com o ambiente, decidimos trabalhar apenas com três materiais: tijolo, madeira e cor branca. O tijolo permite a construção de paredes verticais e horizontais através da utilização de uma única peça. Sua cor avermelhada também cria uma boa combinação com o marrom da terra. A madeira traz calor aos acabamentos dos móveis. Utilizando um único formato de aglomerado com acabamento em madeira desenhamos o forro falso, o móvel que abriga todo o programa fixado à parede e o restante do mobiliário. Usamos o branco para a pintura do metal estrutural e para o material da bancada a fim de destacar os materiais anteriores e gerar um padrão espacial que nos ajuda a ter uma percepção mais simples do espaço.

Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia - Fotografia de Exterior
© Diego Puente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cumbaya, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refeitório no Jardim / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia" [Comedor en el huerto / URLO Studio + Juan Ruiz + Amelia Tapia] 17 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971890/refeitorio-no-jardim-urlo-studio-plus-juan-ruiz-plus-amelia-tapia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.