Casa P406 / Orfali & Ehrenfeld

Casa P406 / Orfali & Ehrenfeld

© Gonzálo Carrasco A© Gonzálo Carrasco A© Gonzálo Carrasco A© Gonzálo Carrasco A+ 25

Quilimari, Chile
  • Arquitetos: Orfali & Ehrenfeld
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias :Gonzálo Carrasco A
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Arauco, AutoDesk, Dap Ducasse, Kitchencenter, Ledstudio, Servicontainer, Trimble Navigation, Wasser
  • Arquitetos Responsáveis : Ignacio Orfali, Felipe Ehrenfeld
  • Engenharia : Francisco Ottone V
  • Colaboradores : Joaquín Germain, Victoria Riquelme
  • Cidade : Quilimari
  • País : Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzálo Carrasco A
© Gonzálo Carrasco A

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Quilimarí, a 25 km de Los Vilos, uma cidade histórica que guarda vestígios culturais que remontam aos tempos coloniais. A encomenda consistiu no projeto e construção de uma casa de veraneio implantada nas encostas do morro "Puntiagudo", em um terreno irregular e de difícil acesso. Estes foram fatores condicionantes principais, assim como a difícil logística envolvida na busca de mão-de-obra para a construção do projeto. Para resolver isto, pensamos no contêiner marítimo, a fim de poder montar previamente a casa na fábrica com o objetivo de encurtar o processo de construção no canteiro. Foram utilizados quatro contêineres high cube [12 x 2,35 x 2,7(h)m], devido à sua maior altura livre. Destes, 3 foram cortados ao meio, unidos pelos painéis laterais para formar um único ambiente, cujas dimensões giram em torno de 70m² [11,75 x 6m]. Com eles montamos o pavimento inferior, cujo programa é destinado principalmente à área pública da casa. Colocamos uma fachada envidraçada procurando a vista do vale e do mar distante; sua orientação predominantemente sul mantém a casa com pouca radiação solar, por isso desenvolvemos uma clarabóia contínua adjacente à parede norte, de modo a não privar a casa da luz natural.

© Gonzálo Carrasco A
© Gonzálo Carrasco A

No pavimento superior, instalamos o quarto contêiner, que usamos para os dormitórios. Este, mantido em sua dimensão inteira, se estende generosamente em projeção além do limite do primeiro andar. A fim de atingir uma habitabilidade confortável, levando em conta os limitados 235 centímetros de largura do contêiner vazio, tivemos que remover um de seus painéis laterais para fixar uma extensão em forma de V que acrescentou 150 centímetros à planta em seu ponto mais largo. Como resultado desta extensão, como a pele do contêiner foi perdida, instalamos uma exo-estrutura revestida com pinho impregnado 2x2" em uma proporção de 50% cheio. Isso nos permite, em primeiro lugar, sombrear e evitar o superaquecimento no verão, quando a casa é mais utilizada, e, em segundo lugar, uniformizar o segundo pavimento e separá-lo formal e esteticamente do piso inferior - como uma escultura que precisa de um pedestal para realçar seu valor.

© Gonzálo Carrasco A
© Gonzálo Carrasco A
Planta Acesso
Planta Acesso
© Gonzálo Carrasco A
© Gonzálo Carrasco A
Planta Térreo
Planta Térreo
© Gonzálo Carrasco A
© Gonzálo Carrasco A

Os revestimentos internos são comum e simples: madeira de pinho com encaixe macho e fêmea para o piso, e uma pintura em tom acinzentado aplicada nas paredes e no teto. Os móveis feitos em obra, balcão, estante e escadas foram concebidos como elementos duais que ajudam a construir a espacialidade interna enquanto cumprem suas funções próprias: são objetos escultóricos que dividem e limitam o espaço em zonas, mas também decoram e preenchem por sua mera presença.

© Gonzálo Carrasco A
© Gonzálo Carrasco A

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa P406 / Orfali & Ehrenfeld" [Casa P406 / Orfali & Ehrenfeld] 10 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971670/casa-p406-orfali-and-ehrenfeld> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.