Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, VigaEscritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de InterioresEscritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores, DormitórioEscritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Exterior, FachadaEscritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Mais Imagens+ 36

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroki Kawata
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  NEW LIGHT POTTERY, Sonihouse, fabricscape
Mais informaçõesMenos informações
Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hiroki Kawata

A sede da Hitotomori em Nara é o nosso local de trabalho - a Hitototmori visa fornecer não apenas projeto arquitetônico, mas também “design para a vida” que inclui ideias para uma vida saudável através do enriquecimento das relações interpessoais e hábitos alimentares. Restauramos uma casa tradicional do Período Edo de 140 anos na cidade de Nara, Japão, onde pessoas, florestas antigas e áreas urbanas coexistem em um ambiente historicamente rico. O espaço Hitotomori redesenhado funciona como escritório de arquitetura, casa de hóspedes e café e é nosso principal local de trabalho.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroki Kawata
Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Imagem 40 de 41
Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroki Kawata

Antes da reforma, os edifícios eram divididos por um pátio ajardinado em um volume principal de 140 anos e um anexo. O prédio principal servia como uma área de estar e uma tradicional confeitaria japonesa. O anexo foi utilizado como cozinha e escritório. À esquerda da imagem acima estão as florestas antigas do Monte Wakakusa e Kasugayama, que também são patrimônios mundiais, e à direita estão as áreas residenciais. Hitotomori é abençoada por estar localizada em um raro ambiente urbano que é quase adjacente a uma floresta antiga na qual a exploração madeireira foi proibida por 1200 anos.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroki Kawata
Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroki Kawata

Coberto com telhas tradicionais mais antigas, o volume principal é ilustrado à direita. O anexo, com telhado vermelho, fica à esquerda. Folhas onduladas circundam a árvore no centro. A estrutura dos edifícios permaneceu inalterada e o exterior praticamente intocado. Abaixo, destacamos alguns aspectos de como o espaço foi remodelado com uma abordagem moderna, mantendo a estrutura existente e a atmosfera de uma casa na tradicional Nara Machiya.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Exterior
© Hiroki Kawata

Jardim do Pátio - Os pátios são construídos como um lugar para convidar tanto a luz do sol quanto a brisa para o centro de casas tradicionais japonesas e, anteriormente, fornecem um espaço para os residentes contemplarem jardins com canteiros de pedra. Nesta reforma, criamos um doma, ou tradicional piso de barro, para permitir que as pessoas possam desfrutar do jardim de perto, bem como fornecer uma drenagem adequada. Os canteiros de pedra foram desconstruídos e o jardim redesenhado como paisagem para a vista da floresta.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Viga
© Hiroki Kawata

Como se os pássaros fossem chamados pela natureza para lançar as sementes no lugar certo, a luz do sol banha as folhas novas da vegetação todas as manhãs. Um telhado simples, como o de uma cabana, foi construído ao redor do jardim no pátio. Colunas e vigas foram substituídas para reorganizar o espaço. Usamos placas de madeira para manter a sensação original de cabana aconchegante, ao mesmo tempo em que expressamos um senso de temporariedade. Criamos um espaço despretensioso e franco, mas estoico, que expressa quem somos e contrasta com a arquitetura histórica do edifício.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Hiroki Kawata
Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroki Kawata

Caminho no jardim interno - Um caminho no jardim interno coberto, desde a frente do prédio até o jardim do pátio, é uma característica especial das casas tradicionais em Nara Machi. Esses caminhos internos normalmente também têm uma varanda que se abre para a cozinha. As três claraboias preexistentes no telhado permitiram que uma quantidade impressionante de luz brilhasse no escuro caminho interno do jardim. Durante a reforma do edifício, a bancada em azulejo da cozinha foi desmontada e substituída por uma bacia onde podem ser expostas flores e a parede branca existente foi substituída por uma parede de barro que impede a difusão da luz natural.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Hiroki Kawata

A renovação permitiu-nos imaginar o jardim interior como um espaço simbólico onde se podem sentir as mudanças sutis da luz natural. Este espaço captura a essência dos dois significados de Hitotomori: "pessoas e vegetação" e "uma luz". O caminho do jardim interno também serve como hall de entrada da pousada. O nome da pousada é "Yado Hitotomori", que significa "One Light Guesthouse" e, de acordo com o nome, há apenas uma luz no caminho interno. Essa luz ilumina o tsukubai, uma pia tradicional japonesa, que foi realocada do jardim e reaproveitada como um elemento que saúda os hóspedes com flores frescas cultivadas no jardim.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Imagem 41 de 41
Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Hiroki Kawata
Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Hiroki Kawata

Hospedaria Hitotomori - Esta antiga área residencial de Nara Machiya aprovou a transformação de número limitado de edifícios em pousadas. Embora uma das características das edificações Nara Machiya tradicionais seja o "Tsushinikai" ou "segundo andar em miniatura" com seu teto muito baixo, a fim de destacar a bela estrutura da moldura do telhado, o teto foi removido durante a reforma. O piso da área da cama foi elevado e permite uma distinção entre o chão e o móvel, ajudando a proporcionar uma sensação mais confortável aos hóspedes estrangeiros. Para fornecer as melhores condições para as vistas através da janela, a abertura da área de estar foi posicionada na altura da cintura. Corrimãos de metal foram adicionados para tornar mais fácil subir as escadas íngremes. A configuração tem uma proporção horizontalmente alongada e foi projetada levando em consideração como ficará para as pessoas sentadas no tatame. Com o tempo, a superfície de metal da base fornecerá um brilho suave e destacará o espaço.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroki Kawata
Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroki Kawata

O escritório de arquitetura da Hitotomori Registered Architects - Anteriormente, uma extensão em forma de cabana entre o pátio e o volume foi usada como espaço de cozinha da loja de doces. Esta extensão em forma de cabana foi reformada para servir agora como uma interface entre o jardim no pátio e o escritório, proporcionando a cada cômodo (sala de recepção, banheiro, cozinha) vista para o jardim. Enquanto a construção geral, que utiliza a parede apainelada preexistente, é relativamente simples, o próprio espaço, fazendo uso de variações de altura e luminosidade, é repleto de uma sensação de modulação.

Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects - Fotografia de Exterior, Porta, Cadeira
© Hiroki Kawata

Como em outras cidades históricas, as edificações em Nara costumam ser difíceis de se manter e muitas vezes é possível ver seus terrenos transformados em estacionamentos. Nosso plano é cobrir o aluguel do nosso espaço de escritório usando os lucros obtidos com a operação da pousada e café. Acreditamos que atuar dessa forma ajuda a prolongar a vida útil de edifícios históricos e contribui para a manutenção dos recursos turísticos da região. Continuo meu trabalho como arquiteto tendo em mente a necessidade de cumprir um papel socialmente responsável e espero que o exemplo da Hitotomori ajude a promover ações semelhantes nas pessoas ao nosso redor e leve a que outros edifícios historicamente valiosos sejam preservados.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nara, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios Hitotomori / Hitotomori Architects" [Hitotomori Head Office / Hitotomori Architects] 09 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971611/escritorios-hitotomori-hitotomori-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.