Casa era / Palera Arquitectos

Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa era / Palera Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa era / Palera Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa era / Palera Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa era / Palera Arquitectos - Mais Imagens+ 14

Los Menas, Espanha
  • Arquitetos: Palera Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  192
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerámica para arquitectura, Mantra iluminación
  • Arquitetos Responsáveis: Sergio J. Díaz, Juan M. Caldero
  • Projeto Técnico: Sergio J. Díaz, Juan M. Caldero Arquitecto técnico: David Rodríguez García
  • Cliente: Francisco Castelló Mena
  • Cidade: Los Menas
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Milena Villalba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Overa, um pequeno distrito de Huércal-Overa, no norte da província de Almería,  junto ao rio Almanzora, um ambiente rural com fortes raízes na agricultura. Ao longo dos anos, o tecido urbano da cidade ignorou a pegada agrícola do território. A densa rede de canais de irrigação, responsável pelo fornecimento de água aos abundantes terraços existentes na região, deu lugar a uma rede de estradas asfaltadas, que urbanizou o vilarejo. Apesar disso, os antigos pátios ainda podem ser vistos, hoje com uma imagem renovada, e distante daqueles espaços onde os animais percorriam, revelando a estrutura rural original. O arranjo concêntrico em torno destes espaços coletivos de trabalho, ao longo do tempo, geraram um vínculo as atividades de lazer e às relações sociais.

Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta
© Milena Villalba
Casa era / Palera Arquitectos - Imagem 18 de 19
Corte
Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

O terreno, um antigo jardim de laranjeiras segregado nos fundos de um lote familiar, carece de privacidade e visuais, pois foi absorvido pelo crescimento urbano. As paredes divisórias de diferentes alturas e materialidades delimitam seu perímetro.  A principal preocupação dos jovens proprietários era ter total privacidade nos espaços externos. Devido a esta necessidade, opta-se por reverter a situação até então comum no entorno do bairro, com as casas alinhadas e abertas às ruas. O conceito de "pátio", típico do lugar, é reinterpretado, ao configurá-lo no interior, cuja fruição é exclusiva dos moradores da casa. Esta “eira” condiciona a circulação interna da casa, construindo um percurso circular que divide o programa em duas metades, zona diurna e zona noturna, ligadas lateralmente por dois espaços híbridos. Estes assumem a função de um hall comum nos quartos e na sala polivalente, que pode funcionar como varanda externa no verão, sala auxiliar, de jogos ou biblioteca. Ao mesmo tempo, o espaço livre central permite percursos transversais alternativos, que garantem uma ventilação cruzada natural. Quando o tempo está bom, o local se torna o principal espaço social da casa e pode ser usado como um cinema ao ar livre.

Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba
Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

Além disso, a necessidade de privacidade deriva da busca por uma fachada cega, que garanta a privacidade do interior. Para tal, é construída uma parede falsa, feita com peças de cerâmica, que filtra a rua, e atua como proteção passiva para a fachada sul.  O espaço de transição pode ser utilizado como varal ou terraço.

Casa era / Palera Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa era / Palera Arquitectos" [Casa era / Palera Arquitectos] 11 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971504/casa-era-palera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.