Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, MesaCasa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Concreto, VigaCasa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, MesaCasa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 30

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  +55 Design, Atelier Balaio, Beatriz Dutra Cerâmica, Bontempo, Construflama, Coral Tintas, Cristina Palma Cerâmica, Deca, Dom Daqui Tapetes, Dpot, Etel, Galeria Casa Triângulo, Galeria Lume, Galeria Millan, Galeria Nara Roesler, Galeria Raquel Arnaud, Galeria Teo, Hanna Englund Ceramics, Herança Cultural, Jocal Estofados, +12
  • Arquitetos Responsáveis: Nildo José, Virginia Lopes, Danielle Groszmann
  • Equipe De Projeto: Marcelo Rizzo, Anna Clara Matar, Alvaro Ajej, Diego Guido, João Oliveira, Thais Pureza e Virgínia Mattos
  • Clientes: CASACOR SP
  • Colaboradores: Amauri e Simone Gonçalves, Andrea Oliveira, Bia Abreu e Arthur Neves, Calebe Rocha e João Santos, Camilla, Etel e Lissa Carmona, Eduardo Von Haehling, Francisco Milhomens, Gisele Passos, Guilherme Wentz e Fernanda Pimentel, Guita Rutman, Ludmila Lepri, Magali Santana, Rafael Marinelli e Ronaldo Argibay, Sandra Telles, Vanessa e José Basile
  • Engenharia: Construtora Allure
  • Paisagismo: Bia Abreu
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em sua quarta participação na CASACOR SP, uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, NJ+ arquitetos apresenta o projeto de uma residência completa, com 200 m² (125m² de casa e 75m² de jardim), homenageando a cerâmica brasileira, destacando a herança das antigas olarias do país e a importância do trabalho artesanal na arquitetura. O evento, que será realizado de 21 de setembro a 15 de novembro no Parque Mirante, anexo do Allianz Parque, leva como temática ‘A Casa Original’.

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Imagem 31 de 35
Planta baixa
Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Sofá, Prateleira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O ambiente nomeado Casa Olaria NJ+, tem como premissa a importância dos momentos de introspecção e reclusão, por isso, o quarto é sutilmente separado dos demais cômodos através de um convidativo volume cilíndrico presente no centro do living, inspirado em um volume do arquiteto belga Juliaan Lampens. O espaço investe em formas orgânicas, que remetem aos trabalhos artesanais dos ceramistas brasileiros, e geométricas, e é caracterizado por uma estética confortável e minimalista, onde os acabamentos Legno Nórdico, da Bontempo - parceira do espaço -, aplicados no teto relembram as lajes nervuradas do modernismo brasileiro repensadas, conferindo uma sensação de aconchego.

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O forro Bontempo remete também aos telhados das olarias tradicionais e se destaca em um living com formato orgânico, que conta ainda com uma estante em corten e uma curadoria de cerâmicas de vários artistas do país. Os painéis da marca, especializada em materializar a singularidade e personalidade de cada projeto, conferem o ar geométrico e confortável escolhido para cobrir a parte superior do ambiente ao formarem quadrados que margeiam o teto.

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Ao lado da madeira, as formas arredondadas dos estofados, estante, espelhos e outros itens do mobiliário, e a paleta de cores neutras escolhidas para o ambiente compõem o aspecto minimalista contemporâneo do espaço. Os materiais naturais são bastante explorados na sala de jantar, home office, cozinha e suíte com sala de banho.

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga, Cama, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Ao entrar na suíte ao percorrer uma rampa, o ambiente neutro e minimalista, em um outro nível, tem atmosfera aconchegante, leve e tem como destaque a cama desenhada pelo escritório especialmente para a mostra. Ao lado, a sala de banho com volumetrias e tons neutros compõem o visual sofisticado e discreto assim como todos os outros cômodos. Na área externa, o bolsão orgânico do paisagismo de Bia Abreu compõe com as vigas, o efeito de luz e sombra, e o espelho d’agua também projetado pelo escritório.

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Banheira, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

No mobiliário, o design brasileiro se destaca através das peças cuidadosamente escolhidas para a mostra como a mesa de jantar Guanabara e as poltronas Ipanema e Manhattan, todas de Jorge Zalszupin. Ainda estão no ambiente o banco Mocho de Sergio Rodrigues e a Cadeira Max de Arthur Casas Design. O designer Guilherme Wentz apresenta o sofá, lançado no espaço. Outros nomes do design também estão presentes: Lina Bo Bardi, Ricardo Fasanello, Adalfan Filho e Shane Schneck.

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Mesas de centro, mesas laterais, bancadas e algumas peças do espaço são assinadas pelo próprio escritório, como a poltrona Cabaça. As obras de arte mais importantes do ambiente são de Mira Schendel, Célia Euvaldo, Zanini De Zanine, Carlos Nunes, Georgia Kyriakakis, Sergio Sister, Rodrigo Andrade, Gabriella Garcia e Ana Vitória Mussi. Na coleção de cerâmica, temos as peças produzidas por Dona Rita, moradora do vilarejo de Campo Alegre e uma das artesãs mais antigas em atividade no Vale do Jequitinhonha. Além de outros nomes como Nado, Hanna Englund, Nicia Braga, Denise Stewart, Gilberto Gomes, Alice Aroeira, Studio Nun, Mila& Romi, Frida não late, Jamila Cruzado, Noni, Beatriz Dutra e Cristina Palma Lopes.

Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Padre Antônio Tomás, 72 - Água Branca, São Paulo - SP, 05001-200, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados" 04 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971300/casa-olaria-nj-plus-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.