Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône

Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de ExteriorApartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de ExteriorApartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Interiores, ArmárioApartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Mais Imagens+ 12

Illkirch-Graffenstaden, França
  • Arquitetos: Tectône
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cyrille Lallement
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Biechel, CRI Gasser, Corebat, GRAPHISOFT, Sotravest
  • Equipe De Projeto: Tectône
  • Cliente: Pierre & Territoires de France - Alsace
  • Engenharia: IBA, sept ingenieurie, echoes, ESP
  • Cidade: Illkirch-Graffenstaden
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Exterior
© Cyrille Lallement

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no bairro "Les Prairies du Canal", em Illkirch-Graffenstaden, leste da França, uma floresta habitada, livre de qualquer tráfego de automóveis. Perto do Canal Reno-Ródano, o local goza de um ambiente privilegiado dominado pela natureza, de modo a promover a biodiversidade e criar laços sociais entre os habitantes.

Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Interiores, Armário
© Cyrille Lallement

O volume retangular do edifício expressa uma clara compactação consistente com a limitada densificação urbana do eco-distrito. O projeto atende às necessidades do bairro sem criar uma expansão urbana, promovendo espaços de qualidade no pavimento térreo. Todas as fachadas foram concebidas conforme o mesmo princípio, portanto não existe uma “fachada posterior”, assim mantendo um diálogo com todos os edifícios vizinhos.

Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Interiores, Madeira
© Cyrille Lallement
Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Interiores
© Cyrille Lallement

A densificação limitada permite o desenvolvimento de habitações no pavimento térreo. Uma circulação naturalmente iluminada e ventilada distribui de forma fluida os 31 apartamentos, em seis pavimentos, todos com sacadas. Uma segunda pele, como uma casca, composta por um conjunto de pilar e viga em concreto pré-fabricado branco, permite acomodar extensões externas privativas na continuidade de cada apartamento.

Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Interiores, Porta
© Cyrille Lallement

Os pilares da fachada são chanfrados e dispostos de forma alternada na malha, criando uma variação na composição. Para garantir a privacidade das varandas e filtrar as vistas, as grades de madeira e os peitoris, chanfrados na grelha estrutural, preservam a privacidade das habitações fazendo vibrar as fachadas.

Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Exterior
© Cyrille Lallement
Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Exterior
© Cyrille Lallement

As ripas de madeira se misturam ao concreto branco e criam uma harmonia e sobriedade típicas do escritório de arquitetura. A cobertura inclinada oferece uma dinâmica à silhueta do edifício, com volumes mais generosos aos apartamentos localizados nos últimos pavimentos. Um grande terraço comum na cobertura, acessível diretamente das áreas comuns, permite que os moradores se encontrem e organizem atividades.

Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône - Fotografia de Interiores, Armário
© Cyrille Lallement

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:67400 Illkirch-Graffenstaden, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos em Illkirch - Graffenstaden / Tectône" [Apartments in Illkirch - Graffenstaden / Tectône] 03 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971198/apartamentos-em-illkirch-graffenstaden-tectone> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.