Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI

Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Interiores, FachadaUniversidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaUniversidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de ExteriorUniversidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Exterior, TijoloUniversidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Mais Imagens+ 6

Białystok, Polônia
  • Arquitetos: ZUKOWSKI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maciej Żukowski
  • Arquitetos Líderes: Anna Żukowska
  • Descrição Técnica: Piotr Skóra
  • Conceito E Design Gráfico: Maciej Żukowski
  • Cidade: Białystok
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Exterior
© Maciej Żukowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto apresentado diz respeito à reconstrução e modernização do antigo edifício didático A, ocupado pelo corpo docente pedagógico das sucursais da Universidade de Música Fryderyk Chopin em Varsóvia. O edifício está localizado em Bialystok, no leste da Polônia. Além da reconstrução das instalações internas (sanitárias e elétricas), a principal tarefa era isolar e alterar o aspecto do edifício. Todas estas alterações visaram, por um lado, melhorar o equilíbrio energético do edifício e, por outro, aumentar os seus valores estéticos.

Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Interiores
© Maciej Żukowski
Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Imagem 11 de 11
Elevação Oeste e Leste
Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Maciej Żukowski

O principal objetivo ao conceber o novo visual, era expressar a função encerrada no edifício, apoiar as suas fachadas, o segundo - fortemente esculpido, corpo um tanto caótico para dar consistência. O primeiro pressuposto foi alcançado retirando o motivo das paredes acústicas utilizadas nas salas de concerto. Para "afinar" ainda mais a fachada do edifício, as aberturas das janelas existentes foram alteradas de forma a que, juntamente com os painéis inclinados em 20 graus, criem o ritmo adequado. Outro foi implementado complementando as divisões verticais entre as seções individuais do edifício com uma cornija horizontal. A cobertura das restantes partes do edifício com tijolos moldados à mão e a utilização das divisões lineares acima referidas, criaram um pedestal comum e preencheram os espaços entre as secções individuais do edifício - dando o desejado efeito de consistência. Os detalhes simples das balaustradas nos terraços, escadas de terreno e muros de contenção são uma referência às raízes modernistas do edifício.

Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Maciej Żukowski

O prédio foi ampliado várias vezes, desempenhando várias funções no passado - desde a casa do veterano até a sede da Universidade de Música. As extensões individuais foram realizadas em diferentes tecnologias, pelo que a estrutura final das paredes exigiu a utilização de diferentes tipos de ancoragem da estrutura e camadas de isolamento. As partes individuais do edifício também eram diversas em termos de altura. Os pisos e, portanto, as aberturas das janelas localizavam-se em níveis diferentes. Isso exigia uma separação hábil das diversas formas do edifício, ao mesmo tempo que conferia ao todo uma aparência coerente. Assim, os cubos de madeira individuais são separados por paredes verticais cobertas com tijolos, enquanto as aberturas das janelas foram alteradas de forma que são um denominador comum para todo o objeto.

Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Interiores, Fachada
© Maciej Żukowski
Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Exterior
© Maciej Żukowski

Devido ao revestimento utilizado, a fachada foi feita em dois sistemas - a fachada ventilada, fechada com painéis HPL com folheado de madeira natural, e o método light wet com dupla cavilha, com acabamento em azulejo moldado à mão. Além disso, as âncoras de montagem foram usadas para combinar os vários materiais com os quais as paredes estruturais foram feitas (tijolo maciço, tijolo oco, etc.). Infelizmente, na fase de implementação, a seleção dos materiais e cores incluídos no projeto foi alterada. O maior desafio foi a geometria da FAÇade em pranchas HPL. Cada painel é inclinado em relação à fachada em 15 graus e, devido ao ritmo irregular das divisões verticais, cada um tem uma largura e distância diferentes da face da parede. O conjunto é complementado por balaustradas de aço do tipo ponte na cor antracite, correspondente à cor da carpintaria e detalhes menores nas fachadas.

Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Maciej Żukowski

Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Maciej Żukowski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kawaleryjska 5, 15-324 Białystok, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade de Música Fryderyk Chopin em Białystok / ZUKOWSKI" [The Fryderyk Chopin University of Music in Białystok / ZUKOWSKI] 03 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971051/universidade-de-musica-fryderyk-chopin-em-bialystok-zukowski> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.