Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa

Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraCasa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de InterioresCasa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, CercaCasa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  445
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:Del Rio Bani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceramicas Sampedro, Egoin, LIVOS, Persiana Barcelona, Trimble, Vitermik
  • Engenharia: Dimark Estructures
  • Colaboradores: GruArt Arquitectura tècnica
  • Cidade: El Alto Panadés
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Del Rio Bani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos em um terreno de interior, cercado por florestas, campos e vinhedos na região de Penedès. Um pequeno município que renasceu recentemente e aumentou sua população graças aos projetos educacionais alternativos de suas escolas.

Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Del Rio Bani
Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Bancada
© Del Rio Bani

Os proprietários queriam deixar a cidade para trás para viver e trabalhar remotamente em um ritmo diferente, com sua família e rodeados pela natureza. Seu projeto de vida incluiu tanto o modelo educacional das escolas do município como a construção de uma casa em madeira com baixo impacto ambiental. Eles procuraram priorizar a qualidade dos espaços sobre a superfície construída. Para isso, compraram dois lotes entre empenas cegas destinados a casas geminadas, mas com a ideia de construir uma única casa e assim ter três fachadas, mais espaço ao ar livre e maior separação em relação ao vizinho.

Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Cerca
© Del Rio Bani
Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Imagem 19 de 20
Cortes
Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores
© Del Rio Bani

De acordo com os regulamentos municipais, os dois lotes tiveram que ser construídos consolidando a esquina. Portanto, o projeto foi resolvido com um volume principal destinado à casa em si localizado no terreno mais interno, e um volume secundário anexo destinado ao estacionamento, implantado no terreno da esquina, com o objetivo de consolidá-la.

Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Del Rio Bani
Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Viga, Cerca
© Del Rio Bani

A casa é composta por três andares, mas apenas o térreo ocupa toda a área de projeção do edifício. Os dois andares superiores foram recortados para criar um espaço triplo escalonado, permitindo ventilação e vistas cruzadas desde o térreo até o telhado inclinado da casa. O layout interno foi concebido de tal forma que os espaços adquirem um caráter mais privado à medida que se sobe pela casa. Apesar disso, em nenhum momento se perde o sentido de comunidade, pois os ambientes estão sempre abertos para o espaço central triplo.

Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores
© Del Rio Bani

Em termos construtivos, o edifício foi resolvido por meio de um embasamento de concreto e termocimento no térreo, e construção seca com painéis de madeira CLT nos pavimentos superiores e no telhado inclinado. As pontes térmicas foram eliminadas através do uso de sistemas de isolamento com espessuras significativas, tanto no exterior como no interior do edifício. Desta forma, e levando em conta a conexão de todos os espaços principais entre si, é possível regular termicamente a casa simplesmente por meio de ventilação cruzada, persianas que evitam a incidência de radiação solar no interior e um sistema de aquecimento por piso radiante localizado no térreo.

Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Del Rio Bani
Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Imagem 20 de 20
Plantas
Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Del Rio Bani

Os acabamentos internos são o resultado da própria construção, que foi mantida aparente, com a laje de concreto no térreo e a estrutura de madeira nos pisos superiores. Os elementos metálicos, incluindo pilares estruturais, armações de alumínio e guarda-corpos, foram tratados com acabamento em cobre, assim como as instalações aparentes. O uso de revestimento é limitado às áreas molhadas, onde foram usados azulejos brancos com argamassa de cor terracota. Buscou-se criar uma paleta de materiais e cores que funcionasse tanto no exterior quanto no interior, destacando os elementos construtivos e estruturais da casa.

Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Interiores, Escada
© Del Rio Bani

A casa combina uma linguagem tradicional em sua composição volumétrica e em sua disposição da fachada, preservando a privacidade do exterior, mas explorando e potencializando a riqueza espacial de seu interior. Desta forma, a versatilidade dos espaços e sua relação com o entorno oferecem aos proprietários uma base sobre a qual construir seu próprio futuro, acomodando funções tão diversas como quarto, sala de estar, sala de jantar, estúdio de trabalho, espaço de lazer, oficina de artesanato ou espaço de leitura, entre outros.

Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Del Rio Bani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Alto Panadés, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa" [Casa MDN / Nook Architects + Amomicasa] 25 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970686/casa-mdn-nook-architects-plus-amomicasa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.