Casa Endémica / ESEcolectivo

Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de ExteriorCasa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, VigaCasa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Endémica / ESEcolectivo - Mais Imagens+ 16

Puerto Baquerizo Moreno, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:José de la Torre
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acesco, AutoDesk, Trimble
Mais informaçõesMenos informações
Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Exterior
© José de la Torre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2015, Dany e Jenny fundaram a primeira cervejaria artesanal na Ilha de San Cristobal em Galápagos: La Cervecería Endémica. Uma proposta que buscava ser sustentável, natural e local, o tanto quanto possível, considerando as limitações de uma ilha (abastecimento de recursos, energia, transporte, etc.). Após quatro anos de trabalho e com a chegada de seu primeiro filho, eles decidiram construir sua primeira casa em um terreno localizado no limite urbano de Puerto Baquerizo Moreno, a um quilômetro da costa. Da mesma forma que a cervejaria, eles queriam que sua casa fosse sustentável, local e sensível ao contexto natural das ilhas. A Casa Endémica, portanto, visa ser uma residência simples e eficiente, que prioriza o uso de materiais e mão-de-obra local. O orçamento limitado representava um desafio administrativo e logístico para a execução da obra.

Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, Viga
© José de la Torre
Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, Viga
© José de la Torre

O projeto ocupa uma área de aproximadamente 120m2 no térreo, deixando uma área livre na parte de trás para receber uma horta, que continua como uma área verde nos recuos frontal e lateral. Do outro lado, há um espaço alongado que margeia a casa vizinha, onde ficam os banheiros e a lavanderia no térreo. A estrutura da Casa Endémica é composta por peças de bambu guadua, colhido e tratado em um terreno nas ilhas por um construtor local. A fim de economizar custos, a obra foi monitorada remotamente, estabelecendo uma estreita relação entre os clientes, o construtor e os arquitetos. 

Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José de la Torre
Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José de la Torre
Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José de la Torre

O projeto é resolvido em três níveis, nos quais os espaços são distribuídos em torno de um amplo núcleo de escadas que funcionam como uma rota que leva à vista do mar no nível mais alto, e como o eixo do desempenho bioclimático do projeto, através do efeito chaminé que permite a circulação do ar quente. O térreo é dividido entre as áreas sociais e um quarto de hóspedes que evita as escadas, para a conveniência dos idosos. No pavimento superior há dois quartos marcados por uma diferença de meia altura e um banheiro, permitindo uma relação indireta entre o dormitório principal e a sala de jogos das crianças, com a possibilidade de fechá-la como um quarto individual quando as necessidades de privacidade mudarem. No terceiro andar há um pequeno estúdio/mirante, um espaço que se eleva acima dos edifícios vizinhos e se abre para o litoral, emoldurando a vista do pôr-do-sol ao anoitecer.  

Casa Endémica / ESEcolectivo - Imagem 19 de 21
Cortes

Do lado de dentro, a maioria dos móveis, paredes e divisórias são feitos de bambu ou cedrela, um tipo de árvore nativa das Ilhas Galápagos. Da mesma forma, os detalhes externos das varandas, terraços e fechamentos são feitos de cedrela e bambu em diferentes formas. Por outro lado, a água da casa é aquecida por painéis solares, enquanto a água cinza é tratada através de um sistema de purificação com plantas, o que deixa água de irrigação para as áreas verdes. Devido às restrições de importação de material, as coberturas e seus elementos isolantes foram feitos a partir de materiais industriais.

Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© José de la Torre
Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© José de la Torre

É importante mencionar que, apesar da disponibilidade de materiais locais e das condições frágeis do ecossistema das Galápagos, a Casa Endémica é o segundo projeto construído em bambu em San Cristóbal. Nas áreas urbanas das ilhas, se proliferam as construções metálicas e de concreto.

Casa Endémica / ESEcolectivo - Fotografia de Exterior
© José de la Torre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Endémica / ESEcolectivo" [Casa Endémica / ESEcolectivo Arquitectos] 02 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970604/casa-endemica-esecolectivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.