Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura

Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Exterior
© The RAWS

Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Mais Imagens+ 19

Monterrey, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  749 ft²)
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Accents, Akabani, Ardec, AutoDesk, BC Muebles Contemporaneos, Blu Dot, Brown Paperbag, Casa Italia Design Studio, Cemex, Ciento Once, Cocinas Ciao, Crate & Barrel, Cuprum, Everlux, Mundial Operation Executive, Pinturas Berel, RH Modern, Stabilit, Steelcase, Stonia, +5
  • Projeto De Arquitetura: Miró Rivera Architects
  • Construtora: Canada Grupo Inmobiliario
  • Engenheiro Estrutural: Sociedad de Diseño Constructivo
  • Engenheiro Mecânico: Tecnologia Climatica Barrenechea
  • Engenheiro Elétrico: Grupo Industrial Rraji Monterrey
  • Engenheiro Civil: EEMSSA
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© The RAWS

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ocupando um lote urbano apertado, a Casa Ferrum encarna a essência de Monterrey. O perfil sinuoso da casa reflete o cume serrano da Serra Madre Oriental, enquanto a fachada em tela metálica e tubos resgata as origens industriais e a história metalúrgica da antiga cidade de San Pedro Garza García. Uma fita contínua de tubos metálicos envolve o perímetro da parede sólida da construção, as janelas e as aberturas ao ar livre.

Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© The RAWS

Cantos arredondados acentuam o fluxo da fita — dissolvendo os volumes e fachadas discretas, enquanto suavizam os cantos agudos configurados pelo lote trapezoidal. As aberturas perfuradas e as janelas recuadas adicionam profundidade, textura e sombra. Os tubos de metal servem como uma proteção contra chuva para as paredes sólidas; dando privacidade e sombreamento para janelas selecionadas. Além disso, eles funcionam como uma tela ao ar livre dupla para o hall de entrada, e para o espaço de vivência ao ar livre. A tela branca é contrastada pelo acabamento em bronze escuro das esquadrias, das portas de garagem deslizantes, e da porta frontal pivotante.

Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Exterior
© The RAWS

A casa e o lote foram projetados em torno de uma árvore existente, que serve como o ponto focal do jardim privativo, e do espaço de estar ao ar livre. Uma faixa de concreto do beiral com tubos fornece sombra a uma área de estar e jantar ao ar livre, enquanto uma piscina trapezoidal se estende ao longo da borda sul do gramado. A sala de estar se abre para o quintal através de duas grandes portas de vidro deslizantes, que se retraem para um nicho escondido. Na casa, os espaços privativos — incluindo quartos, salas familiares e espaços de apoio, como a cozinha e a despensa — foram agrupados em duas alas.

Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Imagem 18 de 24
Planta Primeiro Pavimento

As alas são separadas pelo hall de entrada com pé direito duplo no térreo, e conectadas por uma passarela de vidro no segundo pavimento. Em cada ala, os espaços privativos são conectados a espaços públicos compartilhados, incluindo a sala de estar com pé-direito duplo, a sala de mídia com peles de vidro, e uma sala de jantar, que se abre para o estar ao ar livre. O terceiro pavimento abriga uma sala de jogos / home theater, e um terraço na cobertura, que capitalizam as vistas panorâmicas da Sierra Madre Oriental ao norte e ao sul.

Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Adrian Llaguno
Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Porta
© The RAWS
Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Adrian Llaguno

A paleta de materiais do interior da casa cria um diálogo com o exterior. O piso de pedra natural no térreo se estende do interior para o exterior, enquanto o carvalho foi utilizado nos pavimentos superiores. Janelas internas e divisórias de vidro mesclam a linguagem do interior e do exterior; proporcionando luz natural e conexões visuais em toda a casa, além de uma separação acústica e privacidade. Acima das portas e janelas de correr na sala de estar, os painéis verticais de madeira ecoam o padrão da tela metálica do exterior. Uma janela com ranhuras profundas e estreitas no painel, enquadra o beiral da árvore existente. O volume escultórico construído sob medida no acesso frontal da casa, foi fabricado a partir de tubos cortados, dispostos em uma forma orgânica.

Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura - Fotografia de Exterior
© The RAWS

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura" [Casa Ferrum / Miró Rivera Architects + Ibarra Aragón Arquitectura] 23 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970550/casa-ferrum-miro-rivera-architects-plus-ibarra-aragon-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.