Apartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo

Apartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de Interiores, Prateleira, VigaApartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de InterioresApartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de Interiores, Janela, VigaApartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Mais Imagens+ 15

Bela Vista, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dalle Piage, Deca, GRAPHISOFT, Ipel Iluminação, Laluma Marcenaria, Sete Elos Serralheria, Taio Marmoraria, Tramontina
  • Arquitetos Responsáveis: Filipe Doria Arquitetura e Criscia Sacardo
  • Equipe De Projeto: Clara Cunha, Rafaela Faedo
  • Clientes: Raphael Santos
  • Cidade: Bela Vista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento - situado próximo à Avenida Paulista, em um edifício construído na década de 80 -, quando adquirido por seus novos moradores, necessitava de uma reforma completa. Sua situação original não atendia às expectativas, tanto em alguns aspectos funcionais quanto pelas características e condições de seus materiais de acabamento.

Apartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Maura Mello Fotografia
Apartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Maura Mello Fotografia

A proposta reordenou os ambientes, suprimindo paredes e construindo novas delimitações, com base no mobiliário projetado. A intervenção solucionou de questões macro, como a falta de integração entre a cozinha e a sala, a questões mais pontuais, como a dimensão extremamente reduzida do box do chuveiro. No cômodo que se destinava a um segundo dormitório foi feito um escritório, integrado à sala. Essas alterações deram ao apartamento amplitude e maior conectividade entre seus recintos.

Um grande elemento - que faz a articulação funcional e espacial do apartamento -, construído com chapas de aço, é o formulador da identidade do projeto, um objeto imagético, que cria uma relação empática com quem o presencia. Esse equipamento tem diversas funções, como portas-painéis - que permitem o fechamento do ambiente do escritório -, uma mesa de trabalho, uma estante para objetos e livros, o balcão da cozinha e o rack da sala de estar e televisão.

Apartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de Interiores
© Maura Mello Fotografia
Apartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Maura Mello Fotografia

O projeto desse elemento exigiu cuidadosa elaboração e detalhamento, com desenhos e especificações para a produção dos seus componentes. A logística de execução se deu incialmente com o corte e a dobra das chapas, e uma primeira montagem para averiguações e ajustes. Sequencialmente foi feita a pintura eletrostática das peças, e, por último, a montagem final no apartamento - apenas com parafusos, sem a utilização de soldas -, como em um jogo de encaixes.

Apartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Maura Mello Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Carlos Comenale, 96 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-030, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento FR / Filipe Doria Arquitetura + Criscia Sacardo" 19 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970410/apartamento-fr-filipe-doria-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.