Casa F / Elphick Proome Architects

Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de InterioresCasa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraCasa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores, TijoloCasa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de ExteriorCasa F / Elphick Proome Architects  - Mais Imagens+ 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Karl Beath
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alsysco, Axor, Neolith, Oggie Flooring, SLV
Mais informaçõesMenos informações
Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Exterior
© Karl Beath

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com interesses comerciais globais e residências na China e na Europa, nossos exigentes clientes, cidadãos do mundo, passam seis meses do ano na África do Sul, para mergulhar em uma paisagem verde isolada. Mahathunzi desfruta de uma bela e variada paisagem com cerrado, escarpas densas e afloramentos rochosos íngremes. O local escolhido para a casa está situado abaixo de um afloramento rochoso proeminente, na extremidade mais alta da reserva, com vistas panorâmicas magníficas.

Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Karl Beath
Casa F / Elphick Proome Architects  - Imagem 32 de 36
Planta Pavimento Térreo
Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores
© Karl Beath
Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores
© Karl Beath

Duas características condicionantes da localização foram uma área de terreno plano 'conturbado', e a dispersão de árvores engenhosas. Uma trilha existente no mato se transformou em uma garagem de automóveis pavimentada, em torno de uma árvore centenária. A entrada incomum segue uma rota processional descendo uma escadaria imperceptível até um hall de acesso inferior, com uma série de passarelas e pátios. Os cinco dormitórios, salas de estar, adega, escritório, academia e sauna são segmentados em um arranjo de três simples pavilhões retangulares, dispostos em dois pavimentos —em uma planta que oferece uma sequência distinta de experiências. Os dois pavilhões inferiores acomodam o estar e os dormitórios, separados pelo terraço da piscina. Os quartos são acessados por uma passarela coberta, enquanto os pavilhões têm uma comunicação com a paisagem, por meio de varandas com beirais contínuos. A paisagem natural é levada para os pátios lineares, gerenciando a diferença de declive entre os pavilhões.

Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Karl Beath
Casa F / Elphick Proome Architects  - Imagem 33 de 36
Planta Primeiro Pavimento
Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores
© Karl Beath

A intenção de projeto exibe uma resposta ao contexto africano, e um desaparecimento arquitetônico na paisagem. A série de pavilhões se fragmentam para se mesclarem na encosta, transmitindo a ideia de horizontalidade ostensiva, em uma topografia estratificada, e precipitando a aplicação de coberturas planas. A horizontalidade promove um visual calmo, enquanto vários elementos animam a simples composição formal, introduzindo foco e surpresa.

Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores
© Karl Beath

Concebido para ampliar a conexão espacial e experimental entre o interior e o exterior, e melhorar a localização e singularidade do edifício, o espaço em vez de forma e característica, torna-se o conceito principal. Os espaços primários respondem à vegetação arbustiva imediata, e às amplas vistas distantes, enquanto os espaços íntimos são definidos como cápsulas. A expansão volumétrica é criada em pontos de conexão entre os pavilhões superiores e inferiores, de modo que uma condição espacial relativamente isotrópica é atenuada por forros rebaixados em espaços menores selecionados. O resultado espacial gera uma sensação de reclusão, calma despretensiosa, e facilita uma experiência notável de condições de luz natural variáveis, desde o amanhecer até o anoitecer.

Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Exterior
© Karl Beath
Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Interiores, Cerca
© Karl Beath

Externamente, a madeira de lei balau, o arenito bruto, o metal escuro e o aço corten proporcionam uma justaposição rica e quente ao concreto. Os contrastes textuais são pronunciados, e criam um equilíbrio visual ao reduzir a escala, promover o ocultamento arquitetônico, e induzir um interesse visual sustentado.  Internamente, o interior é criado por meio de uma paleta de tons suaves de concreto bruto, paredes de estuque, anteparos em tons crus, marcenaria com carvalho e granito com veios. Respondendo com responsabilidade à sua localização remota, sustentabilidade e autossuficiência, uma matriz fotovoltaica discreta e sofisticadas baterias Tesla são inerentes ao projeto, e encontradas em energia derivada de combustível fóssil.

Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Exterior
© Karl Beath

Apesar da execução da casa em uma localização remota, o projeto de seis anos e a jornada de construção, superamos desafios físicos significativos sob rigorosos controles ambientais da reserva. O resultado exibe uma casa lindamente trabalhada de qualidade excepcionalmente.

Casa F / Elphick Proome Architects  - Fotografia de Exterior
© Karl Beath

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa F / Elphick Proome Architects " [House F / Elphick Proome Architects ] 24 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970154/casa-f-elphick-proome-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.