Edifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados

Edifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Fachada, CorrimãoEdifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3817
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Harleyson Almeida
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, AutoDesk, Cerâmica Portinari, Pedro Schwanck esquadrias
  • Arquitetos Responsáveis: Alberto Torres
  • Equipe De Projeto: Audrey Bello, Fabrício Lessa
  • Interiores: Sabrina Barros
  • Clientes: Montebello Construtora
  • Engenharia: Carpeggiani Engenharia
  • Paisagismo: Torres Arquitetos
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Harleyson Almeida

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, localizado na praia de Torres-RS, consiste em um volume prismático único, compacto e linear com 3 andares que procura explorar o diálogo entre a vida privada e a vida urbana. As vinte unidades residenciais possuem tipologias e dimensões diferentes, com apartamentos de um a três dormitórios, sendo alguns duplex.

Edifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Harleyson Almeida

A edificação está inserida em um tecido urbano consolidado, e respeita a escala do bairro, com predominância de edificações de 2 e 3 pisos destinadas à habitação. Apesar de estar integrado no contexto, era importante criar-lhe uma identidade, resultando em um edifício sólido, sensível e receptivo. A fachada junto a rua confere um caráter único ao edifício, sobrepondo o volume com uma grelha modular que divide a fachada em compartimentos de diversas dimensões que minimizam a percepção da altura da edificação, enfatizando a horizontalidade do volume. Suas modulações possibilitam o uso de estruturas convencionais de concreto armado. Os fechamentos de alvenaria, concreto, vidro e madeira, fazem uso da diversidade de materiais para uma composição de tecnologias tradicionais e contemporâneas. 

Edifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Imagem 14 de 22
Planta - Segundo pavimento
Edifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Imagem 18 de 22
Corte B

O projeto foi premiado em primeiro lugar no concurso The Plan Award, em Veneza, no Cityscape Awards, em Dubai, e no IDA Design Awards, em Los Angeles. Foi premiado em segundo lugar no Rethinking the Future, em Nova Delhi, e no prêmio Saint-Gobain, em São Paulo. Também recebeu menção honrosa no prêmio AsBea, e foi 'shortlisted' no WAN Awards.

Edifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Harleyson Almeida

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Le Dune / Torres Arquitetos Associados" 09 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969842/edificio-residencial-le-dune-torres-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.