Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados

Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada, Jardim, AidoLoja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Bancada, VigaLoja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoLoja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Arco, JardimLoja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 9

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ruy Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Dânica, Interfloor, Legrand, Mutina, Oikos, Om-Light, Osram, Sherwin-Williams, Suvinil Tintas
  • Arquiteta Responsável: Vivian Coser
  • Equipe De Projeto: Diego Pandolfi, Fabiano Sargnalia, Indiara Barbieri, Isaías Fernandes
  • Cliente: IDÁLIA
  • Paisagismo: Alex Hanazaki
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada, Jardim, Aido
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um dos principais pontos da cidade de São Paulo, a loja Idália, de origem italiana, se instalou visando trazer novos conceitos de modernidade na arquitetura expositiva. Através da concepção de loja-galeria, a intenção da marca é usufruir do espaço para além do comércio, recebendo exposições, além de diversas formas de manifestações culturais e artísticas. O projeto é uma readequação de uma estrutura pré-existente, com 500m² de área construída e 900m² de área total.

Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Ruy Teixeira

Fortemente marcado pelos conceitos da biofilia, o ambiente aproxima o ser humano com os benefícios do convívio com a natureza, trazendo conforto a quem acessa o espaço. Pensado para além de arquitetura e de interiores, o foco principal é fazer a curadoria das marcas italianas que são vendidas no local. Os expositores também trazem destaque quanto ao seu propósito, cada qual pensado para um fornecedor específico, valorizando o produto exposto.  E, assim, o design foi pensado para valorizar e para criar um ambiente aconchegante e que ressignifica o conceito de negócios e de exposição de produtos. 

Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Bancada, Viga
© Ruy Teixeira
Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Imagem 9 de 14
Planta baixa térreo e superior
Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Banheira
© Ruy Teixeira

Na fachada externa, voltada para a rua, já se tem um resumo do que é o lugar, apresentando um bloco com vitrine que chama atenção para a particularidade expositiva do layout. A fachada apresenta também uma arquitetura minimalista, geométrica e uniforme, dando destaque aos itens expostos nas vitrines. A fachada interna segue a mesma proposta, mas é emoldurada pela vegetação, em combinação escolhida por Alex Hanazaki, responsável pelo paisagismo. 

Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Ruy Teixeira
Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Imagem 11 de 14
Fachadas e isométricas
Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela
© Ruy Teixeira

O hall de entrada da loja é marcado pela iluminação zenital. À direita, há um primeiro ambiente destinado a exposição, com uma esquadria de vidro garantindo a vista do lado externo, marcado pelo paisagismo. Mais adentro estão posicionados lounges de poltronas e sofás para reuniões mais confortáveis e despojadas. Nos fundos, encontra-se uma cozinha gourmet completamente equipada para abrigar eventos e aprimorar a relação entre vendedores, clientes e fornecedores.

Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela
© Ruy Teixeira

Rodeado de árvores, espelhos d’água e plantas, o projeto integra natureza e bem-estar. Um ponto muito forte na parte externa, além da vegetação, é o piso drenante, composto por micro grânulos de rochas paginados com subtração de formas, guiando os visitantes para o interior da construção. Aliada à vegetação, os gramados no piso e o espelho d’água ajudam a definir o caminho pelo jardim, que leva ao pergolado projetado para descansar e contemplar, de perto, a natureza. Desse ambiente, através de uma grande porta de vidro incolor, se observa uma obra de arte natural, o lindo jardim que se expressa como um respiro para a cidade. Desenhado por Alex Hanazaki, o lago artificial e a vegetação combinam-se com a vegetação existente, criando um espaço deslumbrante. Os amplos vãos das esquadrias permitem a entrada de luz natural, intensificando a percepção da natureza, presente em todos os ambientes externos e internos.  

Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Arco, Jardim
© Ruy Teixeira

No andar superior, há um espaço amplo destinado a showrooms e expositores, assim como salas de reuniões e depósito para funcionários. Cada recorte do projeto nos deixa em dúvida se é uma loja ou uma galeria de arte. Essa percepção parte do conceito expositivo e foi o partido principal na proposta da reforma, que busca criar ambientes que evidenciam o mobiliário e elementos presentes nele, convidando o cliente a rodear a loja.

Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada, Aido
© Ruy Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associados" 20 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968692/loja-idalia-vivian-coser-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.