Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de InterioresCasa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de ExteriorCasa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Mais Imagens+ 19

Condeixa-a-Nova, Portugal
  • Arquitetos: Atelier do Corvo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12334
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A. Baptista de Almeida, S.A., AutoDesk, Dierre, Ecosteel, Exporlux, Graniplac, Isomarca, OTIIMA, Power Code, Reninstal, Schmitt & Sohn, Sistclima, Sistmava, Verdasca, Vicaima
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Antunes e Désirée Pedro
  • Colaboradores: Bruna Marques, Ana Felino, António Gama, Waldmar Figueiredo, Luís Ávila, José da Cunha, Ivanildo Tavares
  • Clientes: Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus
  • Engenharia: CEFIPROL
  • Paisagismo: Atelier do Corvo
  • Cidade: Condeixa-a-Nova
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior
© Rita Caniceiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Bento Menni tinha uma estrutura funcional e espacial inadequada aos requisitos que uma unidade de saúde deve cumprir hoje, necessitando, portanto, de uma mudança profunda. O novo programa implicou o aumento da área de implantação do edifício, crescendo em direção a este e aumentando a sua profundidade, além de adicionar um piso ao invés do telhado de duas águas existente. Todas as paredes externas e internas foram demolidas e apenas os elementos estruturais foram mantidos. A reorganização espacial centrou-se na possibilidade de criação de generosas e luminosas áreas de circulação de dimensões variáveis ​​que permitem a criação de salas informais, transmitindo maior conforto e dinamismo aos espaços, em contraste com a habitual frieza de espaços de circulação de outras unidades de saúde.

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior
© Maria Bicker

Integrados num amplo complexo da Casa de Saúde das Irmãs Hospitaleiras de Condeixa, foi proposto um conjunto de três edifícios funcionalmente autónomos que procuram uma unidade formal - um maciço rochoso, uma montanha artificial - que exige representatividade urbana e simbólica, que antes não existia. Ao esclarecer a relação com o resto do grupo, a solução reavalia a centralidade da igreja pré-existente.

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Exterior
© Rita Caniceiro

No novo Edifício Administrativo e de Receção, que se conecta com a unidade de saúde, as capelas mortuárias e a capela, também estão localizadas as áreas de apoio aos funcionários. O percurso destas três unidades formais foi desenhado como um passeio arquitetónico, começando na praça de receção externa que termina na cobertura do edifício Bento Menni. Neste projeto pretende-se desenvolver a densidade e o peso de um programa e a sua volumetria através da vibração da luz na superfície que a estereotomia permite.

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Interiores
© Maria Bicker
Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Interiores
© Maria Bicker
Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Imagem 24 de 24
Planta Baixa
Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Interiores
© Rita Caniceiro

A presença dos elementos estruturais neste projeto foi essencial na sua conceção. Foram mantidos os pilares, vigas e lajes do edifício existente, estando as vigas e pilares presentes nas áreas comuns e sociais, marcando um ritmo e cadência essenciais na sua composição. Foi a presença da estrutura como elemento de composição central deste projeto que permitiu a ligação e integração de tão diferentes volumes e funções. Os novos elementos estruturais são em betão aparente e sua presença é evidente no contacto com o solo.

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Interiores
© Rita Caniceiro
Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Imagem 21 de 24
Seção
Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Fotografia de Interiores
© Maria Bicker

A densidade do programa e a sua consequência volumétrica fizeram-nos querer acentuá-lo, pelo que optámos por um revestimento em pedra. Na Casa de Saúde já existe um edifício em granito, pelo que a pedra escolhida foi o granito, mas azul, pelas possibilidades plásticas que apresenta, nomeadamente com a luz ao longo do dia e a chuva. A pedra foi cortada em elementos longitudinais de 100 cm a 150 cm e 5,7 e 11cm de altura por 11cm de espessura. Essas medidas foram definidas pelas janelas e portas necessárias. A sua espessura foi marcada nas janelas e batentes das portas, como se faz tradicionalmente na construção em pedra.

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo - Imagem 19 de 24
Axonometrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3150 Condeixa-a-Nova, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Saúde Rainha Santa Isabel / Atelier do Corvo" 02 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968645/casa-de-saude-rainha-santa-isabel-atelier-do-corvo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.