Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura

Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, TijoloCasa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de InterioresCasa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta, FachadaCasa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Mais Imagens+ 10

Alta Gracia, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  149
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DLF hierros, Frio Star, Marco Aluminio
  • Arquitetos Responsáveis: Astesano Cristina, Pablo Bisio
  • Cidade: Alta Gracia
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Como arquitetos, projetar a nossa própria casa ainda é um desafio, um processo em constante transformação”. O terreno está localizado na periferia da cidade de Alta Gracia, em um lote que se caracteriza pelo cuidado com a mata nativa. No centro do terreno estão duas grandes árvores que foram as musas inspiradoras do projeto. Como premissa estava a preservação do maior número de árvores possível e que a casa - ateliê fosse permeada por essa geografia. Para isso, ela foi disposta no centro do lote, liberando o canto e utilizando materiais austeros, com concreto e tijolo aparente, em volumes refinados.

Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Gonzalo Viramonte
Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Imagem 14 de 15
Planta - Térreo
Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Gonzalo Viramonte
Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Gonzalo Viramonte

A implantação surge destas características e é concebida em formato de "L", um volume que corresponde à casa voltada ao norte e outro em direção a rua, que é o estúdio e ateliê. Ambos volumes estão interligados através da garagem e abraçam o pátio gerando um espaço de contenção e privacidade, inspirado na tipologia do claustro. A casa possui um pátio interno, onde também foram mantidas árvores, que separa a área pública (cozinha, sala de estar, sala de jantar) da área privativa (quarto). Ao mesmo tempo, envolve um corredor envidraçado que permite a ligação entre os dois jardins, eliminando assim os limites visuais exterior - interior. Os recursos disponíveis eram limitados, pelo que se pensou numa casa de dimensões mínimas mas com grande altura. Tanto a altura como a luminosidade do pátio interior criam um espaço amplo. O espaço de trabalho que chamamos de ateliê era uma exigência importante, assim como o espaço de convivência, separando o trabalho da vida doméstica com dupla entrada, tanto pela rua como pela garagem. O volume fecha-se para a rua e abre-se com um plano envidraçado para o interior, proporcionando luz e vistas para a vegetação existente.

Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte
Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Imagem 13 de 15
Cortes
Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Gonzalo Viramonte

A garagem aberta funciona como elemento de articulação entre os dois volumes e contém uma expansão do piso de tijolo, espaço de encontro guardado pela sombra da árvore, o que implicava no fato de que o projeto do telhado da garagem precisaria ser perfurado para abrir caminho para esta árvore nativa altamente valorizada. Neste espaço acontece a magia das reuniões e do compartilhamento. As árvores são a nossa galeria, permitem-nos o sol no inverno e a sombra no verão, gerando um ambiente tranquilo. O uso de materiais acompanha a ideia de austeridade, economia de recursos e materiais locais. Foi construída uma parede dupla de tijolo à vista, mostrando também o seu interior, com o concreto presente na viga inferior e superior. O portão de entrada é em chapa metálica e copia o padrão do tijolo, gerando um jogo de luz e sombra. Há ainda esquadrias de alumínio e vidro, concreto no piso da oficina, madeira na casa. Como afirma Peter Eisenman, “a arquitetura da qual nos lembramos é aquela que nunca nos conforta nem nos conforma”, assim continuamos a transformar a nossa casa junto com o ambiente.

Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa - Ateliê / Barq's taller de arquitectura" [Casa - taller / Barq's taller de arquitectura] 15 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968502/casa-atelie-barqs-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.