Casa ViFa / Studio Jordano Valota

Casa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, VigaCasa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaCasa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de ExteriorCasa ViFa / Studio Jordano Valota - Mais Imagens+ 11

Dourados, Brasil
  • Autor: Jordano Valota
  • Cidade: Dourados
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Diego Viana

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma chácara na cidade de Dourados/MS, a gleba destinada ao projeto tem cerca de 3 mil metros quadrados. A residência ViFa tem um diálogo brando com o entorno, se relacionado de forma sutil e contínua com a natureza circundante. Sua estrutura foi contada de uma maneira muito simples e objetiva, onde foram designados somente dois platôs, sustentados por pilotis de aço modulados a cada 6m, que nascem no solo rasgando toda a construção até chegar na cobertura.

Casa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Diego Viana

Sua setorização tem uma relação íntima com a estrutura onde o platô superior é composto pelo setor íntimo e biblioteca, todos com vistas para uma área de preservação permanente nos fundos da chácara. Sua biblioteca é pensada como um cubo de vidro também com vistas para a área de lazer na área social da casa. A circulação nesse pavimento ora utiliza-se da técnica de promenade architecture, muito difundida por Le Corbusier, criando uma valorização do percurso arquitetônico e ora faz enquadramento do entorno.

Casa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Viga
© Diego Viana

O platô estrutural térreo é composto por um setor de lazer rebaixado do nível da casa, criando assim uma privacidade a partir de um jardim que divide ele do setor social, posterior a esse setor, existe uma área mais íntima com sala de tv, copa, quarto de visita e o setor de serviço. Desde o começo a ideia era criar subtrações no bloco da casa para inserir jardins internos, misturando a percepção da relação do interior com exterior, criando assim uma relação muito íntima da casa com o jardim interno e externo.

Casa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Diego Viana

Toda área íntima foi voltada para o leste recebendo assim o sol mais benefício para a família. A área de serviço, depósito, área molhada, circulação e hall de entrada foram posicionadas para o oeste criando cômodos de proteção para os cômodos de maior permanência da casa. A piscina foi estrategicamente posicionada para pegar o máximo possível de sol da manhã e da tarde, e cuidadosamente implantada para se ter uma relação com o setor de lazer e social da casa sem adentrar o sol da tarde dentro desses cômodos.

Casa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Exterior, Fachada
© Diego Viana

A paleta de materiais escolhida foi pensada a partir de um estudo propositivo de aconchego ocasionado pelo uso de madeira. Sua estrutura de aço garante uma obra mais rápida, limpa e precisa, utilizando a pedra como revestimento das paredes do térreo a casa se insere assim de maneira muito mimética com o entorno. Surge então um projeto com todo o respaldo que a família que busca para transformar uma residência em um lar, ou seja, um local para criar memórias afetivas entre os usuários.

Casa ViFa / Studio Jordano Valota - Fotografia de Exterior
© Diego Viana

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ViFa / Studio Jordano Valota" 12 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968280/casa-vifa-studio-jordano-valota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.