Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Exterior, Escada
© Einar Aslaksen

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de ExteriorCasa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCasa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de InterioresCasa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de ExteriorCasa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Mais Imagens+ 12

Fredrikstad, Noruega
  • Projeto: Line Solgaard
  • Mobiliário: Slevik Trevare
  • Construtor: Jostein Solgaard
  • Cidade: Fredrikstad
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Exterior
© Einar Aslaksen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado a cerca de 200 metros do mar e tem uma bela vista ao sudoeste. O lote em questão consiste em grande parte de montanhas suaves com alguns pinheiros e carvalhos. A maioria das árvores foi preservada durante o processo de construção.

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Einar Aslaksen

O volume está localizado a nordeste do terreno para criar um grande espaço ao ar livre voltado para o mar no sudoeste. As áreas de estar ao ar livre são organicamente projetadas para brincar no terreno existente de modo que a paisagem seja experimentada visualmente.

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Einar Aslaksen

Esta casa para finais de semana foi construída sobre uma geometria quadrada e tem uma forma abstrata que, face à complexidade da paisagem, nos torna conscientes da natureza orgânica e do nosso lugar no mundo. O interior é dedicado a focar em superfícies abertas e densas que criam belas vistas e jogos de luz e sombra nas superfícies internas.

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Interiores, Escada
© Einar Aslaksen

A base é feita de concreto moldado no local, diretamente conectada ao relevo inclinado. Possui isolamento no centro da parede com concreto aparente não tratado por dentro e por fora. O concreto tem uma cor parecida com a da montanha e, com o tempo, ganhará uma pátina que faz com que a edificação se misture ainda mais com a paisagem.

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Interiores
© Einar Aslaksen

O centro do volume possui uma cobertura de vidro com teto solar para ventilação natural. O teto é forrado com placas de madeira com perfil feito sob medida. O perfil é inclinado para que a luz seja refratada em ângulos diferentes. Isso proporciona um belo jogo de sombras fazendo com que o teto seja vivenciado de forma única em diferentes momentos do dia. Ele é isento de lâmpadas ou outras instalações técnicas enquadrando os ambientes com o seu belo formato.

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Imagem 15 de 17
Corte
Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Imagem 12 de 17
Planta

As paredes, o teto e o piso da construção de madeira são isolados com fibra de madeira feita à base de lascas de abeto das florestas norueguesas. Ela contribui para a estabilidade da umidade e condensação reduzida, possui alta densidade e boas propriedades de absorção de som também. A barreira de vapor foi substituída para que a parede respire.

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Interiores
© Einar Aslaksen

Mesmo nos dias quentes de verão, a base mantém o ar fresco, e há um fluxo natural da ventilação nos quartos superiores quando o teto solar é aberto em dias e noites quentes. Todos os quartos possuem sistema de aquecimento à base de água.

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Imagem 14 de 17
Elevação

O revestimento é em cedro e tem diferentes larguras. Também existem pilares com dois perfis diferentes. Um é quadrado e o outro é mais profundo e côncavo. Eles fornecem um rico jogo de luz e sombras na fachada. Os perfis são projetados e fabricados especialmente em uma serraria local. A galeria externa é revestida de cedro queimado para enfatizar o envoltório do espaço interno.

Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER - Fotografia de Exterior
© Einar Aslaksen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Fim de Semana Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER" [Weekend House Fredrikstad / LINE SOLGAARD ARKITEKTER] 08 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968033/casa-de-fim-de-semana-fredrikstad-line-solgaard-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.