Skatepark e Centro de Convivência La Duna / Oficina de Vinculación UNAM + Valia Wright + Eduardo Peón + Elías Group

Skatepark e Centro de Convivência La Duna / Oficina de Vinculación UNAM + Valia Wright + Eduardo Peón + Elías Group

© Onnis Luque© Onnis Luque© Onnis Luque© Onnis Luque+ 13

Ciudad Juárez, México
  • Arquitetos Responsáveis:Milton Durán
  • Paisagismo:Eduardo Peón
  • Consultores:Edgar Rico
  • Colaboradores:Laura Jaloma, Paulina Carrillo, Carolina Elías, Mauricio Elías
  • Clientes:SEDATU
  • Equipe De Projeto:Studio Francisco Elías
  • Cidade:Ciudad Juárez
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa de melhorias urbanas de 2019 promovido pelo governo federal através do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano, procura contribuir para a qualidade de vida das localidades consideradas marginalizadas dentro das cidades da República Mexicana. Neste contexto, o Parque Municipal Oriente é o ponto de encontro recreativo-esportivo que proporciona o espaço necessário para o desenvolvimento de atividades recreativas, integração familiar, contato com a natureza, e conta com instalações para atender mais de 5000 visitantes. É assim que este espaço se torna o lugar de atração para crianças, adolescentes e jovens dos bairros vizinhos em busca de diversão e atividade física.

© Onnis Luque
© Onnis Luque
Planta
Planta
Cortes 3 e 4
Cortes 3 e 4
© Onnis Luque
© Onnis Luque

Com a tarefa de complementar esta oferta de espaço, na área norte do parque, onde inicialmente estavam previstos serviços de ensino em artes e, a partir da encomenda do projeto de um jardim de bairro, a equipe da Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional Autônoma do México, projetou este espaço para satisfazer a população de diversas maneiras: estabelecendo um espaço de contemplação e interação para diferentes gerações com atividades recreativas e esportivas, onde mães com crianças pequenas, adolescentes e jovens possam realizar atividades de lazer ao ar livre; o que caracterizaria as funções desta área seria o skate, um esporte que está ganhando interesse entre os jovens da cidade, e que não tem outro espaço para sua prática ideal na região.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

A equipe liderada pelos arquitetos paisagistas Valia Wright e Eduardo Peón na coordenação do projeto e o arquiteto Francisco Elías, que incluiu urbanistas, arquitetos e sociólogos, estabeleceu como objetivo principal entender a dinâmica da relação entre esta parte do parque e o bairro, e ao mesmo tempo trazer um pouco do contexto natural do Deserto de Chihuahuan, como forma de reconhecer o patrimônio natural e seus elementos e características ambientais, que podem ser muito agressivos para a vida cotidiana, mas por outro trata-se de um contexto muito rico em matérias-primas que devem ser preservadas por seu valor.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

A paisagem das dunas de Samalayuca é a referência natural para a concepção deste espaço-objeto que, como uma peça contínua de terreno, combina um parque de skate com um edifício administrativo e salas de aula para oficinas. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Esse edifício foi concebido como uma caverna através da qual a praça coberta e o parque de skate são conectados por um pórtico que recebe também o módulo de serviços, um escritório e três salas de aula, que tem vista para o lago, e que pode ser usado em conjunto com a praça. No andar superior fica um mirante, que à noite pode funcionar como um espaço multiuso e observatório, sobretudo para as atividades ligadas ao skate. A forma cilíndrica do módulo sanitário e outros detalhes arquitetônicos fazem referência à arquitetura dos povos nômades do estado, e a forma do pórtico com os módulos de colunas triplas é um aceno para a arquitetura dos anos 50 e 60, o que enriqueceu a paisagem urbana de Ciudad Juárez. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque

No perímetro, a extensão da ciclovia conecta esse espaço com todas as áreas do parque e do estacionamento, integrando a Duna à rota natural deste espaço recreativo. Para a materialização deste projeto, foi selecionado um concreto de alta tecnologia para obter uma superfície lisa e contínua, com a possibilidade de ter uma cor que o integre com a areia, um material local que envolve esta área da cidade. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Oriente. Ciudad Juárez, Chihuahua, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Skatepark e Centro de Convivência La Duna / Oficina de Vinculación UNAM + Valia Wright + Eduardo Peón + Elías Group" [La duna skatepark y centro de convivencia / Oficina de Vinculación UNAM + Valia Wright + Eduardo Peón + Elías Group] 02 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967831/skatepark-e-centro-de-convivencia-la-duna-oficina-de-vinculacion-unam-plus-valia-wright-plus-eduardo-peon-plus-elias-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.