Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman

Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Fotografia de ExteriorPavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Fotografia de InterioresPavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Imagem 4 de 10Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Fotografia de ExteriorPavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Mais Imagens+ 5

  • Conceito E Projeto: David Telerman
  • Colaboradores: Shaoshu Zhang
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Fotografia de Exterior
© iwan baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do pavilhão McNeal 020 surgiu do desejo de David Telerman, junto com um cliente privado localizado na França, de construir uma estrutura perene no deserto americano, no sul do Arizona, em resposta ao fascínio mútuo pela natureza surrealista, que anos atrás levou artistas como Max Ernst em busca de novas formas. Através de uma aproximação entre os elementos brutos ali presentes, a construção busca proporcionar uma paisagem para vivenciar, como um fotógrafo ou um pintor faria utilizando seus próprios instrumentos, com uma atenção minuciosa à vastidão do deserto, ao peso do vento e à precisão geométrica da luz.

Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Fotografia de Exterior
© iwan baan

O pavilhão, todo construído em concreto armado moldado in loco, é composto por uma pirâmide invertida que penetra no solo e se fecha no centro. Na parte superior, quatro linhas de comprimentos variados se estendem a partir da cobertura até nivelarem com o chão: longas linhas que conduzem o visitante; linhas sobre as quais se pode caminhar para sentir a verticalidade de um corpo frágil, o medo de cair; linhas abaixo, para captar a luz em constante mudança, sombras distorcidas ondulando sobre os degraus como pêndulos precisos.

Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Fotografia de Interiores
© iwan baan

No interior, um banco linear voltado para a porta recebe a luz do pôr-do-sol que adentra. A estrutura subterrânea, ainda não visível ao se chegar ao local pelo leste, aparece gradualmente, revelando uma fenda, os degraus e então o espaço central: a organização da procissão.

Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Imagem 9 de 10
Corte
Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Imagem 4 de 10
© iwan baan

Apesar de sua aparente simplicidade, a estrutura tende a expressar, quase de forma primitiva, o contraste entre a natureza que gradualmente desaparece pelas escadas em um ruído silencioso e a paisagem reaparecendo ao subir as escadas, o solo avermelhado, o vento forte e as montanhas ao longe.

Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman - Fotografia de Exterior
© iwan baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arizona, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão McNeal 020 / Atelier David Telerman" [McNeal 020 Pavilion / Atelier David Telerman] 03 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967827/pavilhao-mcneal-020-atelier-david-telerman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.