Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects

Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, MadeiraCasa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de InterioresCasa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Interiores, CercaCasa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Mais Imagens+ 32

Southwark Township, Reino Unido
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  126
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Richard Chivers
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Delta Membranes, Hard & Ware, Ibstock, Kingspan Insulated Panels, XAL
  • Arquitetos Responsáveis: Satish Jassal Architects
  • Desenho Técnico: Rebecca Rawlings
  • Empreiteiro Geral: PK Construction London Ltd
  • Engenharia Estrutural: Rodrigues Associates
  • Quantificação: Base Quantum
  • Cliente: CLP Investments Limited
  • Serralheria: MS Metalwork
  • Cidade: Southwark Township
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Exterior
© Richard Chivers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Assentada sobre uma parede de tijolos existentes e incorporando uma variedade de estilos e padrões deste material, incluindo uma parede estrutural única conectada verticalmente, a Southwark Brick, em Bermondsey, Londres, é uma vitrine para este material de construção altamente versátil. A casa de três quartos recém-construída, projetada e gerenciada por Satish Jassal Architects, é composta por dois andares e um subsolo distribuído por duas alas, construídas em tijolos, acessadas por uma escada central.

Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Exterior
© Richard Chivers

Os ambientes no subsolo são iluminados por um poço de luz linear; cozinha e áreas de jantar no térreo apresentam terraços externos. As áreas de estar no primeiro andar são iluminadas por um elegante teto em caixotões de madeira e grandes janelas salientes que capturam a vista da rua arborizada.

Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Interiores, Cerca
© Richard Chivers
Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Imagem 35 de 37
Plantas
Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Interiores, Porta, Madeira
© Richard Chivers

A extremidade do terraço está posicionada no local de uma antiga garagem, na área de conservação da Thorburn Square, um bairro residencial típico de Southwark, caracterizado por terraços históricos e apartamentos mais modernos. O projeto visa conciliar a localização sensível com o objetivo de fornecer uma casa contemporânea, elegante e espaçosa.

Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Interiores
© Richard Chivers

A proximidade com propriedades vizinhas e jardins norteou a decisão de escavar o volume, baixando em um metro o nível do andar térreo. A linha de construção é recuada em relação à rua e a parte inferior da casa está oculta por trás do muro limite histórico, que foi mantido. A elevação lateral voltada para uma estrada de acesso está no topo da parede histórica. Elementos do vernáculo da construção local, como frontões, telhados planos e janelas verticais de madeira, são reconhecidos e incorporados às fachadas.

Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Richard Chivers
Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Imagem 37 de 37
Axonométricas

Os tijolos vermelhos Ibstock West Loathly Sharpthorne usados em todo o volume foram escolhidos para complementar, mas contrastam com a parede de tijolos amarelos existente e os tons dourados das janelas com painéis de carvalho. A textura áspera e imperfeita dos tijolos confere uma aparência gasta e faz com que pareça uma parte estabelecida da paisagem urbana. Frisos profundos recortados nas fachadas, que emolduram as grandes janelas de carvalho com painéis de ventilação de madeira que podem ser abertos, conferem solidez e profundidade às paredes.

Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Interiores, Porta
© Richard Chivers

Os tijolos são assentados em três padrões diferentes, cada um deles definindo uma parte diferente do volume. Um padrão horizontal define a cozinha e as áreas de jantar, um padrão alinhado verticalmente define o núcleo da escada. A área de estar do primeiro andar é cercada por uma inovadora relação vertical que também é expressa internamente. Todos os tijolos são separados por juntas de argamassa recuadas 10 milímetros, o máximo possível, para criar sombras profundas em todas as juntas e acentuar as marcas do tempo.

Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Richard Chivers

O padrão vertical representou um desafio particular, pois não era familiar para o empreiteiro e a precisão era fundamental porque as paredes são estruturais. Os arquitetos desenvolveram um procedimento especial de construção para garantir que não atrasasse o programa. O volume acabado é altamente distinto e original, exibindo uma forte conexão visual com o bairro, que se aprofundará ainda mais à medida que seus materiais se deterioram e se desbotam.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Tijolos Southwark / Satish Jassal Architects" [Southwark Brick House / Satish Jassal Architects] 31 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967591/casa-de-tijolos-southwark-satish-jassal-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.