Edifício RiverOne / Perkins&Will

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, FachadaEdifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Escada, PilarEdifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de InterioresEdifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, CostaEdifício RiverOne / Perkins&Will - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Perkins&Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  44978
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Arquitetos Responsáveis: Douglas Tolaine, Fernando Vidal, Lara Kaiser, Ricardo Baddini, Adriana Barbosa, César Ramos, Marcela Bayma, Vinicius Biasoto, Bárbara Beraldo, Rodrigo Gianoni, Natália Martins, Daniella Matavelli e James Chadud
  • Clientes: SDI e Tellus Investimentos
  • Acessibilidade: ARPA
  • Acústica: Akkerman
  • Ar Condicionado: Thermoplan
  • Automação: Studiolo
  • Cenotcnia: Cineplast
  • Consultoria Bombeiros: Marcati
  • Consultor De Caixilho: Crescêncio Petrucci
  • Consultoria De Estrutura: JKMF
  • Consultoria De Elevadores: EMPRO
  • Estrutura: SVS
  • Fundação: CONSULTRIX
  • Impermeabilização: PROASSP
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: SHPE
  • Irrigação: Regatec
  • Decoração: Claudia Albertini
  • Paisagismo: Luciana Moraes
  • Consultoria Certificação Leed: CTE
  • Luminotécnica: Studioix
  • Coordenação E Compatibilização: ARGIS
  • Cidade: Butantã
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Urbano, Fachada
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O horizonte da Marginal Pinheiros, em São Paulo, ganhou uma novidade em 2021: acaba de ser finalizado o RiverOne, edifício de uso misto na Rua Gerivatiba, às margens do Rio Pinheiros, no Butantã. O empreendimento da SDI Desenvolvimento Imobiliário e Tellus Investimentos foi projetado pelo estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will e une lajes corporativas, unidades residenciais e espaços comerciais em uma torre única de 140m de altura.

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Fran Parente

Inicialmente encarregados de projetar um novo edifício comercial no local que abrigava uma unidade da Johnson & Johnson Farmacêutica, os arquitetos recorreram aos incentivos oferecidos pelo novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo para desenvolver uma nova proposta de empreendimento que aproveitasse ao máximo o potencial construtivo do terreno de 5 mil m².

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar
© Fran Parente

“A tendência colaborativa vem transformando a sociedade e criando novos hábitos e formas de trabalhar, consumir, morar e vivenciar a cidade. O RiverOne foi pensado para atender essas novas necessidades, tendo a capacidade de transformar as vidas de seus usuários e também de seu entorno. A ideia foi presentear a região com um projeto adequado e que representasse essas profundas transformações urbanas que estamos vivendo”, analisa Douglas Tolaine, Diretor de Design do estúdio da Perkins&Will em São Paulo e autor e líder do projeto.

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Banco, Viga
© Fran Parente
Edifício RiverOne / Perkins&Will - Imagem 34 de 37
Planta baixa térreo
Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Fran Parente

A partir do remembramento dos lotes vizinhos, a Perkins&Will pode criar um empreendimento pouco usual no mercado brasileiro. “A nova legislação deu fôlego a trabalhos inovadores como esse por estimular a criatividade dos arquitetos na proposição de soluções de fachada ativa, uso misto e melhor interação das construções com a rua”, analisa Tolaine.

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Fran Parente

O RiverOne foi um caso em que a qualidade da lei transformou a demanda inicial do projeto, que seria de um edifício corporativo tradicional. O projeto atual é de uma edificação que aproveita a boa infraestrutura pública da região – sendo vizinha do metrô Butantã, e atende a transeuntes, usuários e residentes. O ganho de área (não computável) somou mais de 13 mil m², cerca de 20% do projeto.

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Pilar
© Fran Parente

Para o início das obras, foi demolida uma área de 12.000 m² - recorde na cidade de São Paulo, por meio de um processo de demolição sustentável. A massa verde do lote foi preservada para integrar a parte externa ao interior do edifício. Localizado em uma área de grande fluxo de automóveis, o RiverOne visa reintroduzir a escala humana na cidade. Para isso, o projeto se utiliza da fachada ativa, propondo uma generosa transição entre o exterior e interior. O projeto é embasado ainda em um pódio que contempla 2.600m² de áreas comerciais e um teatro, distribuídos em quatro pavimentos com generosos pés-direitos. A disponibilização de diversos usos ainda vai gerar circulação de pessoas em diferentes períodos do dia, aumentando assim a segurança da região, que sofre com a violência por sua característica de pouca movimentação nas ruas.

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Escada
© Fran Parente

Com ampla frente voltada para a Marginal Pinheiros, o terreno tem configuração de dupla esquina. As áreas comerciais e uma praça aberta circundam os dois halls de acesso – um corporativo e um comercial. Os espaços corporativos iniciam no 6º pavimento e vão até o 19º, com cerca de 1.500m² cada. Serão escritórios padrão Triple A com amplo pé-direito de 4,15m, dispostos lado a lado nas lajes de 1,2 mil m². A partir do 20º andar, a 90m de altura, tem início a área residencial. Também nesse pavimento está a área de lazer, com academia, salão de festas e uma piscina de borda infinita com uma vista surpreendente da cidade. Os 120 apartamentos – de 35 a 110m², seguem até o 35º andar, sendo oito unidades em cada nível.

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Fran Parente

No início de 2021, toda a área corporativa do RiverOne foi comprada pelo fundo de investimentos RBR Properties, indo na contramão da desocupação de edifícios corporativos oriunda da pandemia e adesão ao home office. Totalizada em R$420 milhões, a compra demonstra a expectativa da melhoria na região a partir de novos empreendimentos que deverão ser desenvolvidos no entorno nos próximos anos.

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Fran Parente

"A SDI, com mais de dois milhões de metros quadrados de empreendimentos realizados, sempre focou em projetos especiais, com soluções arquitetônicas marcantes, práticas e eficientes, que agregam valor aos seus usuários e proprietários. Tudo isto foi conseguido pela Perkins&Will, cuja capacidade criativa extrapolou nossas expectativas, criando espaços e ambientes de impacto e agradáveis", conta Arthur José de Abreu Pereira, Diretor da SDI Desenvolvimento Imobiliário. Dinamismo, praticidade e contemporaneidade são os pilares desse empreendimento que vai ressignificar a relação entre a cidade e as pessoas por meio de uma arquitetura refinada e moderna.

Edifício RiverOne / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Iluminação, Urbano
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Gerivatiba, 207 - Butantã, São Paulo - SP, 05501-030, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício RiverOne / Perkins&Will" 26 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967433/edificio-riverone-perkins-and-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.