Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture

Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de ExteriorCentros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de ExteriorCentros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de ExteriorCentros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCentros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Mais Imagens+ 12

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brett Boardman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Colorbond
  • Arquiteto Responsável: David Kaunitz
  • Financiamento: Australian Department of Health
  • Cliente: Puntukurnu Aboriginal Medical Service
  • Incorporador: John Baillie, WSP
  • Consultoria Artística: Vashti Gonda, Di Emme Creative Solutions, Punmu Community
  • Artistas: Sonnia Williams and Wokka Taylor
  • Engenharia Estrutural: Bruce Hutchison of Chapman Hutchison Engineers
  • Cidade: Telfer
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
© Brett Boardman

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Clínicas de Saúde Aborígine de Punmu e Parnngurr, no deserto da Austrália Ocidental, atendem a algumas das comunidades mais remotas do país, distando 1800 km de Perth e centenas de quilômetros das cidades mais próximas. Elas constituem duas das quatro comunidades remotas de Martu que viveram no país por milênios antes de se tornarem alguns dos últimos aborígines a ter contato com europeus. A Punkurunu Aboriginal Medical Service (PAMS), uma organização comunitária com conselho aborígine de Martu, é a única fornecedora de serviços primários de saúde para as quatro comunidades de Martu.

Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman
Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Imagem 16 de 17
Planta

A PAMS solicitou duas clínicas que abrigassem as restrições programáticas em um orçamento modesto de AUD $ 2 milhões cada, reforçando a abordagem organizacional de respeito às pessoas, terra e cultura para criar uma instalação de propriedade comunitária. O projeto buscou substituir as clínicas originais, construídas quando as comunidades foram estabelecidas na década de 1980 e não eram mais adequadas para o propósito. Ao fazer isso, as novas clínicas possibilitaram que especialistas visitantes e profissionais de saúde aliados ampliassem o alcance e a qualidade da prestação de serviços de saúde para as comorbidades complexas que estão comprometendo a saúde dos aborígines.

Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman
Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Interiores
© Brett Boardman

O envolvimento significativo com a comunidade facilitou a adequação cultural no projeto e engendrou a posse das edificações. As clínicas refletem o modelo comunitário de atendimento, colocando a saúde e o bem-estar no centro da comunidade. Esse fato, combinado com uma oferta de saúde mais ampla, aumentou o número de pessoas que procuram tal serviço. Isso é fundamental para apoiar a saúde preventiva, fechando a lacuna entre os australianos aborígines e não aborígines e reduzindo a necessidade da comunidade deixar o país. Ser forçado a deixar o país tem um efeito negativo significativo no bem-estar, o que é mitigado por este projeto.

Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman

Os dois volumes estão separados por 100 km em linha reta, mas afastados por 1000 km pela estrada. Os locais remotos e o fato de que todos os materiais e equipamentos estavam disponíveis apenas em Perth exigiam uma abordagem exclusiva. Para resolver isso, as edificações são um híbrido de construção modular e vedação feita no local. As clínicas foram agrupadas em módulos pré-fabricados. Eles foram totalmente fabricados em Perth em concreto pré-moldado com revestimento externo, telhados e todo o encaixe interno. Isso significava que as salas poderiam ser entregues com uma qualidade mais alta, que normalmente seria alcançada em Perth.

Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior
© Brett Boardman
Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Imagem 17 de 17
Elevações

Esses módulos foram dispostos no pátio do construtor por um topógrafo conforme seriam posicionados no local. Isso permitiu a medição dos elementos de vedação em Perth antes do transporte. Todos os materiais foram transportados por 1.800 km até o local onde foram construídas as vedações das salas de espera e corredores. Isso permitiu uma contextualização de cada volume no que diz respeito ao local, orientação e considerações culturais, aproveitando as vantagens da pré-fabricação.

Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Brett Boardman

Medidas de sustentabilidade também foram uma consideração importante. A temperatura é regularmente superior a 40 graus Celsius e, no pico do verão, pode chegar a 50 graus. Cada volume é protegido por uma pérgula escultural que atua como um telhado secundário e fornece sombra ao redor do volume. A pérgula também serve de suporte para 60 painéis fotovoltaicos flexíveis que fornecem trinta por cento da energia da clínica. Isso é combinado com um sistema de redução de energia que gerencia a carga da clínica e da casa dos funcionários vizinha para mitigar o pico de demanda no auge do verão.

Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Brett Boardman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parnngurr Community, Telfer WA 6762, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centros Médicos Western Desert / Kaunitz Yeung Architecture" [Western Desert Clinics / Kaunitz Yeung Architecture] 20 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967090/centros-medicos-western-desert-kaunitz-yeung-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.