Casa Mirante / Lívia Zanelli

Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, CorrimãoCasa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, CorrimãoCasa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Viga, PátioCasa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Mirante / Lívia Zanelli - Mais Imagens+ 27

Bauru, Brasil
  • Arquitetos: Lívia Zanelli
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Docol, Hart Construções Metálicas, JM Pisos industriais e esportivos, Lukisa, MD Engenharia, Serralheria Colonial, Serralheria Querubim, Tramontina
  • Arquiteta Responsável: Lívia Zanelli
  • Engenharia: Mauri Leite
  • Paisagismo: Lívia Zanelli
  • Consultores : Marcelo Cafisso
  • Colaboradores: Francisco Vieira
  • Cidade: Bauru
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Daniel Santo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi implantada em um lote urbano de 324 m². Em uma cidade com graves problemas de drenagem, optamos por deixar 1/3 do terreno permeável. Para isso, a casa, formada por quatro volumes principais conectados pela caixa de escada, foi verticalizada de modo a configurar áreas livres com diferentes formas, orientações e alturas que fazem a integração visual com a cidade observando a rua e o entorno.

Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Concreto
© Daniel Santo
Casa Mirante / Lívia Zanelli - Imagem 29 de 32
Planta intermediário
Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Concreto
© Daniel Santo

Aos 270 m² que comportam as funções básicas da casa, somam-se 360 m² de pátios, terraços e jardins. Um grande ganho de área para o lote próximo de uma movimentada avenida e encaixado na quadra - respiros importantes destinados para brincadeiras, atividades físicas, lazer e observação com usos pautados pelo ritmo do dia e das estações do ano. Desse modo, o programa é dividido em:

Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Daniel Santo

  • Térreo: garagem, escritório (volume independente que também pode ser comércio ou habitação mínima autônoma), oficina e lavanderia, além do pátio coberto e jardim, tendo 60% de área livre;
  • Pavimento intermediário: dormitórios com pátios, banheiros, biblioteca e pátio sul voltado para rua;
  • Cobertura: cozinha, piscina e terraço oeste com vista para o vale do ribeirão Bauru – um mirante para o pôr do sol e observações astronômicas.

Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Daniel Santo
Casa Mirante / Lívia Zanelli - Imagem 32 de 32
Corte A
Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio
© Daniel Santo

O sistema construtivo adotado buscou a redução dos custos da obra e de manutenção, sendo: estrutura metálica, fechamento em blocos de concreto aparentes, bem como todas as instalações, também aparentes. A combinação dos pátios e aberturas favorecem a iluminação e ventilação naturais e a automação residencial contribui para economia de energia.

Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Cerca
© Daniel Santo

As paredes internas do pavimento intermediário são em dry wall, favorecendo a reconfiguração e abertura de um grande e único espaço em uma futura troca de usos. Além do concreto aparente nas lajes e fechamentos, foram utilizados granilite e pedra portuguesa nos pisos. O projeto conta com espaço para compostagem/triagem de resíduos sólidos e recicláveis, placas solares para aquecimento de água e foi realizado o gerenciamento dos RCC destinados à Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil da cidade.

Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Daniel Santo
Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Daniel Santo

A fachada da casa, formada por duas camadas (blocos e cobogós de concreto + plantas), parece contribuir para uma cidade mais gentil e amistosa ao passo que, curiosamente, tornou-se cenário para fotos dos passantes.

Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Floresta
© Daniel Santo
Casa Mirante / Lívia Zanelli - Fotografia de Exterior, Janela
© Daniel Santo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mirante / Lívia Zanelli" 17 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966911/casa-mirante-livia-zanelli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.