-
Arquitetos: Patio Estudio
- Área: 340 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Chaos Group, FV, Faplac Melamina, Jhonson, Roca, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada nas encostas de um bairro privado, num terreno que faz fronteira com uma floresta nativa à frente; por outro lado, o lote é plano, sem vegetação ou encostas.
Com a retirada de terra do terreno, a casa é elevada a 1,30m de altura para que a linha de visão passe sobre o arvoredo vizinho e assim, tirar partido de uma melhor vista da paisagem de montanha.
O andar superior contém 9 cômodos - sala de estar, sala de jantar, cozinha, três quartos e três casas de banho - ligados por um corredor e separados por pátios. O térreo é composto por uma garagem e uma zona de churrasco ligada a uma piscina e a um campo de voleibol.
O pátio - interno - é o elemento que separa e conecta os diferentes usos da casa e é utilizado para expandir o seu volume no terreno, gerando espaços complementares que permitem a ligação interior/exterior, tomando o externo como parte do espaço interno, percebendo-o como uma outra parte da casa.
Cada pátio tem uma utilização que complementa os quartos da casa. As salas são módulos que são criados a partir dos vazios - pátios internos - e são ligados por um corredor. O vazio original foi fragmentado em 9 cheios e 11 vazios, 11 pátios.
A casa tem um carácter monolítico gerado por uma pele de concreto exposta que envolve a casa e lhe confere um carácter introvertido. Gera intimidade com os vizinhos e orienta as vistas para o "interior" - pátios -. Os materiais reforçam isto, o exterior com concreto e pedra expostos; o interior com madeira.