Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates

Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Exterior, FachadaMuseu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Interiores, EscadaMuseu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Interiores, VigaMuseu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de ExteriorMuseu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Ming-Wei Huang, Hao-Min Hsu, Hsin-Feng Lin, Hsuen-Mu Huang, Yu-Ting Liu, Chin-Han Wang, Wei-Lin Wu, Hsieh-Sheng Chuang, Ming-Hsien Wang, Shi-Chuan Chu, Jin-Ju Lee, Chi-Long Tsai, Tsun-Hao Wu, Chin-Long Lee
  • Construtora: Jian-Du Construction Company
  • Cidade: West District
  • País: Taiwan
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Imagem 7 de 39
© OS Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Descrição do local — O Museu de Arte de Chiayi é um projeto de ampliação construído em um lote com uma edificação histórica existente, localizado na 101 Guang-Ning Rd., na cidade de Chiayi, próximo à estação ferroviária. O complexo existente era composto por quatro edifícios (A / B / C / D) utilizados pela Taiwan Tobacco and Liquor Corporation, bem como pelo Chia-Yi Branch Office. O edifício A foi considerado um monumento histórico, enquanto os outros três (B / C / D) eram edifícios comuns usados como armazéns e lojas de varejo.

Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Exterior
© OS Studio

Características históricas — Construído em 1936 (Showa ano 11) no período colonial japonês, o terreno existente e o edifício A, construído de concreto armado com três pavimentos, funcionava como a filial de Chiayi do Escritório de Monopólio do Governo do Taiwan. Projetado pelo arquiteto Maizawa Shejiro, o edifício tem uma planta em formato de L, com faces noroeste e sudeste. O Edifício A foi um delicado testemunho da história, que materializou a transição do estilo arquitetônico do Neoclássico ao Modernismo.

Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Interiores
© OS Studio
Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Imagem 30 de 39
Planta do Pavimento Térreo
Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Interiores
© OS Studio

Características especiais, como o canto arredondado do edifício, a plataforma elevada, a verga de abertura horizontal, as linhas de piso, e os azulejos externos no estilo “Scratch”, incorporam o ecletismo da transição histórica. O ponto focal interno é a coluna "Hakkō ichiu" localizada perto da escada, octogonal em relação à planta, semelhante ao lema nacional da filosofia cósmica do militarismo japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, o edifício foi usado pela Taiwan Tobacco and Liquor Corporation, sendo posteriormente adaptado como fortaleza do batalhão, durante o Incidente 228, e assim nomeado monumento histórico em 7 de julho de 2000. Em 2014, a cidade o escolheu como sede para o novo Museu de Arte de Chiayi, a equipe do projeto arquitetônico foi definida em 2016, e a construção iniciou em 2018. O museu abriu suas portas em 2020.

Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Interiores, Viga
© OS Studio
Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Imagem 31 de 39
Planta Segundo Pavimento
Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© OS Studio

O diálogo transgressivo no tempo entre construção e tectônica. A preservação e revitalização dos edifícios históricos se tornou uma questão importante atualmente, é também um grande desafio minimizar os distúrbios de demolição e construção em locais existentes, sem, contudo propiciar uma nova percepção e função ao projeto. Tentamos responder a este desafio introduzindo conceitos e materiais de design contemporâneo para integrar as estruturas e espaços entre as construções existentes e as novas, para que a vida do complexo possa ser prolongada através da inserção de uma gestão e manutenção do museu como um todo.

Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Imagem 38 de 39
Diagrama

A cidade de Chia-Yi é conhecida como "A Capital da Floresta" devido à localização central da cidade, entre o Centro Florestal Ali Mountain e o corredor de transporte. Embora a indústria madeireira tenha se retirado gradualmente do cenário de construção de Taiwan, devido ao desenvolvimento do concreto armado no século XX, ela está retornando, com uma emissão negativa de carbono e o desenvolvimento acelerado de novas técnicas de produção. Portanto, a nossa estratégia de projeto foi incorporar o antigo (RC) e o novo (Glulam & CLT), para melhorar o desempenho sísmico e as amenidades do museu, que não só coloca em prática questões contemporâneas, como também responde ao tema de "A Capital da Floresta"

Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Exterior
© OS Studio

De modo a reduzir a carga estrutural em 70%, e melhorar o desempenho do isolamento térmico, retiramos as paredes externas sul e oeste do edifício B, substituindo-as por fechamentos de madeira laminada cruzada (CLT) e uma pele de vidro de fechamento. Todo o vocabulário do complexo tem proporção semelhante para manter a consistência da fachada para a rua. O novo saguão de três pavimentos do museu é sustentado por treliças e colunas de madeira glulam, sendo cercado por uma cortina de vidro estrutural. Ao colocar a entrada do saguão em direção ao pátio jardim, transformamos o pátio interno em uma “Sala de Estar Urbana”. Assim configurando um espaço aberto atraente e característico, que pode residir na memória de todos os visitantes.

Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates - Fotografia de Exterior
© OS Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:No. 101, Guangning St, West District, Chiayi City, Taiwan (RC)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Chiayi / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates" [Chiayi Art Museum / Studiobase Architects + M.H.Wang Architects and Associates] 13 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966744/museu-de-arte-chiayi-studiobase-architects-plus-mhwang-architects-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.