Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos

Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, ConcretoHostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, VigaHostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, AidoHostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, PátioHostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Mais Imagens+ 22

Ribeira Grande, Portugal
  • Arquitetos: MOOD Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  466
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lunawood
  • Arquiteto Coordenador: Manuel Dinis
  • Equipe De Projeto: Arq.ª Sandra Furtado, Arq.ª Sofia Sebastião, Arq.º André Vieira, Arq.º Samuel Vitorino
  • Colaboradores: Arq.ª Carina Figueiredo, Arq.º Nuno Roque
  • Interiores: ML'CO Interiors
  • Cidade: Ribeira Grande
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Concreto
© Luís Furtado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção foi uma reabilitação num edifício do séc. XVII e baseia-se numa linguagem formal, simples e atual, que explora a materialidade da arquitetura local, através da funcionalidade e valorização de identidade.

A madeira regional criptoméria e a pedra basáltica são os materiais de destaque. Aproveitou-se pré-existências como portas, madeiras e pedras como as da fachada principal. A fachada proporcionou uma interessante relação entre o novo e o antigo em que o aproveitamento da fachada resultou numa descoberta de diversidade dos blocos de pedra existentes.

Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Paulo Goulart Reis
Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Imagem 25 de 27
Planta Térreo
Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Exterior, Cadeira, Pátio
© Paulo Goulart Reis

O restante espaço tem uma expressão neutra, destacando o betão, pela sua expressão natural e a madeira criptoméria regional. As “caixas” de criptoméria resolvem a funcionalidade do espaço, desde a zona de sala, instalações sanitárias até aos beliches completamente em madeira criptoméria. A cobertura manteve também a traça tradicional com a utilização da telha regional típica.

Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Paulo Goulart Reis

A sensibilidade ambiental e paisagística, serviu de tema a uma arquitetura permeável, que procura a paisagem envolvente, a luz e a vivência social em contato com a natureza. O edifício tem uma identidade e presença muito típica não só da rua onde se insere mas de toda a região. O desafio foi adaptar novas soluções de espaço, conforto, funcionalidade e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, a sustentabilidade da construção, o aproveitamento de materiais e a identidade arquitetónica.

Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga
© Luís Furtado
Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Imagem 22 de 27
Corte 3
Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Cadeira, Viga, Janela
© Luís Furtado

A proposta obedeceu a preocupações energéticas, onde foi imperativo aplicar soluções passivas, que assegurem o seu melhor comportamento e desempenho térmico.

Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Paulo Goulart Reis

A distribuição dos espaços atendeu à trajetória solar, localizando a Norte as zonas de serviço o que liberta as outras orientações para os espaços mais “nobres”, que assim usufruem das mais-valias em termos de aproveitamentos solares e térmicos. O edifício beneficia também de sombreamento de uma fachada cortina em lâminas de madeira termo tratada para uma elevada durabilidade e reduzida necessidade de manutenção.

Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Pátio
© Luís Furtado

Para melhor desempenho térmico e acústico, foram também adotadas estratégias de eficiência energética ativas, através de paineis fotovoltaicos, aquecimento e arrefecimento de água e a climatização através de bombas de calor elétricas de alta eficiência, ventilação automática em cada espaço, iluminação em led sendo o edifício classificado com categoria de A+.

Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Paulo Goulart Reis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9600 Ribeira Grande, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hostel Nortshore / MOOD Arquitetos" 10 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966447/hostel-nortshore-mood-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.