Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture

Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores, TijoloHotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores, TijoloHotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores, VigaHotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaHotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Mais Imagens+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Boss, Mortar Utama, Nippon Paint, Philips, Rucika
  • Arquiteto Responsável: Ismail Solehudin
  • Colaborador: Jamilah Uswah
  • Coordenador Do Projeto: Ali Yazid Bustomi
  • Arquiteto Responsável Pela Obra: Zaini Tamrin
  • Engenheiro Estrutural: Setyadi Muztaba
  • Arquitetos: Wani Build
  • Construtora: Ismail Solehudin Architecture
  • Cidade: Bogor
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Exterior
© Mario Wibowo

Problemática e ideia principal — Pequeno lote localizado em um espaço urbano movimentado, destinado para uso comercial. Seriam os dormitórios de tipologia tradicional, aplicáveis ao conceito de ocupação individual ou misto, a melhor alternativa para a eficácia do terreno no projeto?

Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores
© Mario Wibowo

Um estudo foi realizado para comparar o conceito geral de circulação e ocupação dupla com a proposta em questão, e o resultado indicou que o conceito tradicional não seria mais eficaz do que a nova proposta.

Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores, Escada
© Mario Wibowo
Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Imagem 28 de 38
Planta Pavimento Térreo
Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Mario Wibowo

Apropriar a área de circulação, que antes era apenas um corredor, para a área da unidade foi a nossa primeira ideia. Esta estratégia permite que a escada se torne a única circulação horizontal e também vertical entre todas as unidades. Além disso, as escadas podem se tornar um espaço social para os usuários. Portanto, com o mesmo número de unidades, o novo conceito com mais área útil no pavimento, é mais atrativo à circulação dupla. Tal recurso torna-se também um elemento arquitetônico vital, do que apenas outra tipologia para o dormitório. Para tornar esta afirmação mais forte, utilizamos a cor vermelha para a fachada, já que é a cor mais intensa e o comprimento de onda, entre 630 - 760 nm, faz com que o vermelho instantaneamente capture a atenção das pessoas.

Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Mario Wibowo

Estratégias de design passivo e volumetria — A função e a localização de uma habitação múltipla, entre áreas residenciais, se tornou a ideia para a forma do edifício, que imaginamos como uma casa sobreposta cumulativa. A imagem foi configurada através dos volumes sobrepostos formados pela circulação principal, com a criação de áreas úteis em um meio nível. A cobertura inclinada fragmentada segue  módulo de cada unidade inferior, intensificando a imagem do volume. O espaço sob a cobertura será usado como um mezanino, para expandir o espaço das unidades no futuro.

Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores
© Mario Wibowo
Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Imagem 32 de 38
Corte AA e BB
Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo, Escada
© Mario Wibowo

Ao mesmo tempo, os volumes sobrepostos com o telhado fragmentado tornam-se mais uma resposta ao clima tropical, já que possibilita uma maior circulação de ar para o interior do edifício. Outra estratégia foi adotar um recuo em cada face do volume, para configurar um vazio com os edifícios adjacentes. O vazio do pilotis se conecta ao espaço verde central, bem como a uma escada e um jardim posterior. Estas duas áreas foram posicionadas entre cada unidade e tornaram-se uma fonte de ar e luz solar, maximizada pelo vazio do pilotis e da claraboia. Os espaços vazios formados pelo pilotis passam a ser áreas de apoio aos moradores, como estacionamento, áreas comuns, despensa e área de serviço.

Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mario Wibowo
Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Imagem 37 de 38
Diagrama Estrutural

Detalhes e Material — A escada é o único acesso às unidades, esculturalmente projetada por uma estrutura suspensa de aço e ferro. Uma estrutura em balanço proporciona uma experiência icônica e memorável para os residentes. O aço perfurado no degrau da escada faz com que a luz da claraboia e suas sombras possam se mover e realçar a textura, combinada ao tijolo exposto e a parede de metal vermelho, potencializando a identidade das unidades, que seguem como um elemento externo.

Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Interiores, Madeira
© Mario Wibowo

O edifício possui uma estrutura leve nos pavimentos superiores, já que não tem nenhuma carga superior. Na cobertura utilizamos uma estrutura de aço na parede, enquanto no térreo aplicamos concreto para o piso e tijolo aparente nas paredes. Esses materiais expostos podem minimizar a manutenção do edifício. As mudanças de cor acontecerão naturalmente ao longo do tempo, e do clima para uma eficácia a longo prazo.

Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogor, Kp. Parung Jambu, Bogor City, West Java, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Stack By Step Red Zone / Ismail Solehudin Architecture" [Stack By Step Red Zone Boarding House / Ismail Solehudin Architecture] 04 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966198/hotel-stack-by-step-red-zone-ismail-solehudin-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.