Casa LP3 / Diseño Norteño

Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Exterior, FachadaCasa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Interiores, EscadaCasa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de ExteriorCasa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de ExteriorCasa LP3 / Diseño Norteño - Mais Imagens+ 13

Tijuana, México
  • Arquitetos: Diseño Norteño
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CASTEL, Dunn Edwards, Expo Stucco, Leviton, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Mauricio Kuri, Óscar González
  • Equipe De Projeto: Aglay Riveros, Manuel Álvarez
  • Engenharia : Eduardo Ruelas
  • Cidade: Tijuana
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno resultante de um loteamento ortogonal no cruzamento de duas ruas diagonais gerou um pequeno polígono triangular com pouco interesse comercial. O que para muitos era um resíduo, para nós era um potencial a ser explorado. Inicialmente, essa forma e seu entorno forçaram uma resposta diferente da que existia atualmente nos demais lotes retangulares da região.

Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea
Casa LP3 / Diseño Norteño - Imagem 15 de 18
Planta
Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Interiores, Escada
© Lorena Darquea

A estreita esquina do terreno foi destinada aos veículos permitindo a entrada / saída por qualquer uma das duas ruas. Uma faixa perimetral do térreo, que funciona como estrutura, abraça o pátio e a zona social da casa, que na sua planta aberta se liga ao exterior, aumentando a sua superfície para aproveitar o clima da cidade.

Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lorena Darquea

Um volume maior atravessa o terreno longitudinalmente, abrigando as zonas privadas da casa, onde o seu perímetro suporta um vão de 4,5 metros que permite um sistema simples de lajes, assentadas em vigotes e abóbadas. Utilizamos a mesma técnica da maioria dos nossos empreendimentos residenciais, com um programa separado apenas por divisórias levemente estruturadas, gerando praticidade e flexibilidade em seu interior, traduzindo-se em maior vida útil da edificação.

Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Interiores
© Lorena Darquea

A escada, plano anexado à fachada leste, conecta os volumes internamente para, posteriormente, gerar um espaço de subida, conduzindo à parte superior da casa, configurada como um grande terraço que aproveita ainda mais o espaço limitado pela dimensões do terreno. Por se tratar de um bairro muito mais alto que o nível médio da cidade, este espaço goza de vistas privilegiadas do Oceano Pacífico e do Morro do Colorado, limites geográficos da área metropolitana.

Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Exterior, Concreto
© Lorena Darquea

O que mais nos interessa neste projeto é que em um lote de 180m2 foram alcançados 175m2 de construção interior, mas foram gerados 190m2 de área exterior utilizável, mantendo uma escala vertical abaixo das construções vizinhas. O baixo preço deste terreno irregular, bem como a austeridade e contundência do projeto, permitiram um menor custo de venda, facilitando a entrada de um jovem casal neste loteamento, diversificando a faixa etária dos vizinhos e criando uma comunidade mais plural.

Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lorena Darquea
Casa LP3 / Diseño Norteño - Imagem 14 de 18
Corte
Casa LP3 / Diseño Norteño - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LP3 / Diseño Norteño" [Casa LP3 / Diseño Norteño] 04 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966036/casa-lp3-diseno-norteno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.