Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, VigaQuarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, BanheiroQuarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Dormitório, CamaQuarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, CadeiraQuarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Mais Imagens+ 17

Florianópolis, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabio Jr
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Guilherme Wentz, Reveev Colchões, Sérgio Rodrigues, Waldir Junior
Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Fabio Jr

Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço projetado pela OSA Arquitetos para a CasaCor SC 2021 tem 60m² e leva o nome de Quarto Suna, palavra japonesa para areia. Um local destinado ao descanso e à sensação de calma e fluidez. Celebra a beleza imperfeita, a dualidade, a impermanência da vida. Emprega uma linguagem que transcende tempo e espaço, com diferentes texturas e elementos naturais, unidos por tons claros e linhas sóbrias, com pontuações opostas, de tons escuros e linhas curvas. O contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional, o senso estético puro embasado à função.

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Fabio Jr

A planta é dividida por um grande pórtico retilíneo, de bordas suaves. Multifuncional, setoriza o ambiente em dois usos, a área de descanso (cama e estar) e a área prática (sala de banho e closet). O carpete demarca o caminhar da área de descanso, de maior dimensão, e convida o caminhar sem sapatos. Para manter o conforto, a área prática leva piso em madeira Tauari. Ainda assim a circulação é integrada e fluida, criando um circuito agradável e dinâmico.

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cama, Janela, Viga
© Fabio Jr
Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Imagem 22 de 22
Planta baixa
Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Dormitório, Cama
© Fabio Jr

O descanso é definido pela Cama Orgânica, criação autoral da equipe OSA para a marca de colchões Reveev, tem no seu conceito a sensação de acolhimento. Suas linhas arredondadas, fluidas, e seu tecido felpudo, remetem às formas essenciais da natureza. “A curva quebra a formalidade, a seriedade e flutua no espaço, apesar do seu grande tamanho.” Além disso, é multifuncional e tecnológica. Pensada para ser também mesa de cabeceira e carregar o celular, assento para calçar sapatos, tatame para meditar. Conta com iluminação sensorial balizadora e tem caixas de som acopladas. A parceria ainda rendeu uma inspiração especial para o teto ripado, que ao mesmo tempo lembra os painéis japoneses Shōji, como também os antigos estrados de colchões, a estrutura original de uma cama. Para máximo efeito, recebe iluminação indireta com fitas led automatizadas, que dançam como areia em movimento, ditando o ritmo de calmaria ao espaço.

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Fabio Jr

Ao lado da cama, uma grande escultura formada por raízes residuais de uma árvore centenária de imbuia enfatizam ao tema da CasaCor, Casa Original. Na cabeceira da cama, a parede revestida por painéis no tom carvalho natural conectam a cama ao estar. A mesa redonda Sino proporciona dinamicidade de apoiar, jantar ou trabalhar. É pontuada por cadeiras Beg, de Sérgio Rodrigues, e 12 pendentes Tombo, de Guilherme Wentz. Aos fundos, a prateleira chanfrada em mármore Paraná levigado flutua com seus nove metros e mais de 40 vasos cerâmicos produzidos artesanalmente no Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Fabio Jr
Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Fabio Jr

Outra grande âncora do ambiente, a poltrona Chifruda, de Sérgio Rodrigues, se encontra no eixo visual de entrada do ambiente e conversa diretamente com a cama, sugerindo o quarto como um ambiente de trocas. É complementada lindamente com a obra de Elizabeth Jobim e demarcado pelo tapete de juta indiano, num jogo de linhas e planos. Entre outras obras artísticas, produções de André Azevedo, Célia Euvaldo, André Nacli, Studio L, Mestra Irineia, Studio Num e Elaya Design. Iluminando a lateral da cama, o abajur Snoopy, desenhado por Achille e Pier Castiglioni para a italiana Flos.

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fabio Jr

Na sala de banho, banheira de imersão tem apoio do banco Mocho, também de Sérgio Rodrigues, e uma prateleira baixa de seis metros, que abriga inúmeras velas. O teto baixo recebe painéis no tom de carvalho e aquece a temperatura. A área de lavatório é condecorada com louças e metais Deca assinados por Jader Almeida, que misturam linhas precisas a tons de branco e preto fosco, além do espelho retroiluminado, pontuado pela arandela Antígone, de Waldir Junior. Já o guarda-roupas, uma arara aberta e prática, recebe um cabideiro também assinado pelo escritório OSA. Com o nome de Galho, é metálico com pintura preta fosca, tem formato orgânico que lembra um galho de árvore.

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bacia Sanitária
© Fabio Jr
Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Banheira, Banheiro
© Fabio Jr

O linho é visto nas roupas de cama, roupas da arara e cortinas que emolduram as janelas paralelas à cama, juntamente com a persiana translucida que lembra dobraduras japonesas. A areia do nome do ambiente se faz presente do revestimento das paredes, em papel ecológico, que será posteriormente reutilizado. Aliás, cerca de 75% do ambiente será reutilizado pela modulação como foi projetado. “A sociedade pede paz, pede calma, pede conforto, pede essência. É nesse ponto que a arquitetura pode e deve influenciar a vida das pessoas. Um quarto que te mostre o que é essencial, com todo conforto para nossa saúde emocional, mas sem esquecer que vivemos em novos tempos. É tempo do despertar da nossa consciência, de sustentabilidade, de empatia, sem excessos desnecessários” ressalta Martina Hasse, coordenadora do projeto.

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Fabio Jr

Detalhe dos detalhes, o cheiro do ambiente lembra a brisa do mar, cocos frescos como centro de mesa, lenhas, velas, muitos livros e uma música leve que convidam à contemplação. “Descanso para o olhar, respiro para a mente, corpo relaxado, paz no coração. Um convite às sensações.”

Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Fabio Jr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Florianópolis, SC, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos" 28 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965885/quarto-suna-osa-osvaldo-segundo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.