Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture

Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de InterioresCentro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de ExteriorCentro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior, Porta, Tijolo, FachadaCentro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de ExteriorCentro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Mais Imagens+ 9

Mais informaçõesMenos informações
Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior
© Robert Frith

Descrição enviada pela equipe de projeto. O PAMS é a primeira unidade de saúde primária de qualquer tipo a ser construída em Newman, Austrália. Esta cidade, 1200 km ao norte de Perth (população de 10.000 habitantes), com uma população predominantemente aborígine, é a principal do Condado de Pilbara Oriental, que tem o tamanho do Japão (população de 15.000 habitantes). O projeto atende todo o condado com foco no povo aborígene Martu e Nibali local. Pela primeira vez, os aborígenes terão acesso a serviços de saúde controlados pela comunidade e culturalmente apropriados. O volume incorpora a sede do cliente, Puntukurnu Aboriginal Medical Service (PAMS), que atende as comunidades remotas de Kunawaraji, Punmu, Parnngurr e Jigalong a até 800 km de Newman.

Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Interiores
© Robert Frith
Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Imagem 12 de 14
Planta - Térreo
Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior
© Robert Frith

O projeto exigia que uma unidade regional de cuidados de saúde primários com melhores práticas fosse a personificação física do ethos do cliente, colocando o bem-estar no centro da comunidade, voltado para as pessoas, conectado ao país, incorporando cultura e oferecendo atendimento de alto padrão. Ele incorpora uma clínica de saúde primária, sede do PAMS e quatro salas de hemodiálise. A edificação inclui clínica geral, saúde infantil / materna, odontologia, tratamento e instalações de saúde para médicos visitantes de Perth. Um dos objetivos principais era minimizar o grande custo e os impactos negativos sobre a saúde mental de pessoas de Martu e Niaboli que deixam o país e sua família para fazer o tratamento em Perth.

Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Imagem 13 de 14
Cortes
Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior
© Robert Frith

Os serviços comunitários controlados pelos aborígenes são importantes para abordar as questões sociais e de saúde significativas que afetam desproporcionalmente este povo. A principal causa desses problemas é a discriminação e a destruição da cultura e da comunidade. Isso geralmente é agravado por uma infraestrutura deficiente, incapaz de fornecer serviços adequados, limitando serviços e receitas.

Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior
© Robert Frith

O volume é predominantemente de taipa, material de construção original, abundante, gratuito e sustentável. A terra usada para o projeto veio completamente do local, reduzindo a energia incorporada à edificação que, de outra forma, teria sido revestida com materiais manufaturados transportados de Perth a 1.400 km de distância ou em concreto. No entanto, seu valor para o projeto é muito mais profundo do que isso. A terra compactada cria uma conexão humana e intuitiva com seu lugar. O material é o país. Ele reflete a luz e absorve a chuva. Isso é óbvio e imediato para todos, mas fundamental para o povo aborígine.

Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Exterior, Porta, Tijolo, Fachada
© Robert Frith
Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Imagem 14 de 14
Elevações

Este projeto é um componente importante do plano estratégico para expandir e reforçar o PAMS. Coloca a comunidade no centro da prestação de serviços de saúde, ao mesmo tempo que fornece espaço clínico adicional focado nas questões agudas de saúde da comunidade. O plano estratégico é focado na comunidade e inclusão com o objetivo de melhorar a saúde preventiva. Em última análise, o aumento das taxas de atendimento é uma métrica chave de sucesso para o projeto. Serviços expandidos e a capacidade de receber tratamento sem viajar para Perth são essenciais. O resultado arquitetônico também é fundamental. É necessário para permitir uma instalação de última geração que esteja conectada às pessoas, ao país e à cultura. Desta forma, apoiará altos níveis de atenção ao mesmo tempo em que é imbuído de humanidade e abraçado pela comunidade. Um lugar para a comunidade se orgulhar e ser bem-vinda. Um lugar que coloca o bem-estar no centro da sociedade.

Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture - Fotografia de Interiores
© Robert Frith

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Newman, West Australia, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Saúde PAMS, Newman / Kaunitz Yeung Architecture" [PAMS Healthcare Hub, Newman / Kaunitz Yeung Architecture] 24 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965581/centro-de-saude-pams-newman-kaunitz-yeung-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.