Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten

Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de ExteriorMoradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de InterioresMoradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de ExteriorMoradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de ExteriorMoradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Mais Imagens+ 18

Wuppertal, Alemanha
  • Arquitetos Responsáveis: ACMS Architekten GmbH
  • Cidade: Wuppertal
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de Exterior
© Sigurd Steinprinz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas imediações da Bergische Universität Wuppertal, um terreno foi usado para fornecer 132 unidades habitacionais para estudantes. O local foi considerado improdutivo devido a sua forma muito estreita e declive extremo (18m de diferença de altura). O projeto transforma as características específicas em uma vantagem: a inclinação serve para compensar a altura dos apartamentos e minimizar as áreas construídas. A estreiteza do local é compensada por meio da transgressão de limite projetada.

Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de Exterior
© Sigurd Steinprinz
Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Imagem 18 de 23
Planta
Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de Exterior
© Sigurd Steinprinz

A vegetação do jardim flui entre os apartamentos e as instalações externas. É utilizada a infraestrutura existente da universidade como transportes públicos, estacionamento, centro de informática e conexão ao sistema de calefação. Os elementos de fachada perfilados e parcialmente perfurados são colocados sobre a estrutura básica como uma cortina que se abre de diferentes maneiras. Isso permite um equilíbrio entre abertura e discrição e cria um desenho diferenciado.

Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Sigurd Steinprinz
Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Sigurd Steinprinz

Com o programa de financiamento Variowohnen, o BMUB visa criar moradias populares para estudantes, estagiários e idosos como parte da iniciativa de pesquisa Zukunft Bau. O valor do financiamento é baseado no potencial de inovação. Este projeto atende a muitos dos critérios de financiamento e, portanto, foi classificado como um projeto modelo pelo órgão de financiamento. Os edifícios realizados com financiamento público alcançam o DBNB Gold Standard.

Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de Exterior
© Sigurd Steinprinz

70% das unidades habitacionais são acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, as restantes são ajustáveis. A área habitacional de 30m² por pessoa está 40% abaixo da média nacional. Por meio de e-mobilidade, compartilhamento de veículos e transporte público, a necessidade de vagas de estacionamento foi reduzida para 20%. Os níveis de uso podem ser reorganizados sem interferir na estrutura de suporte.

Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de Interiores
© Sigurd Steinprinz

A poluição foi significativamente reduzida por meio da utilização de painéis de madeira e métodos de construção leves; a economia nas fachadas, por exemplo, chega a mais de 200 toneladas de CO2. A fim de documentar as abordagens inovadoras do programa de financiamento Variowohnen, toda a fase de planejamento e construção foi cientificamente apoiada e avaliada.

Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Sigurd Steinprinz

Esses edifícios, realizados como parte de habitações subsidiadas publicamente, alcançam o DBNB Gold Standard. O projeto excede os requisitos atuais do Regulamento de Economia de Energia (EnEV). 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wuppertal, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Estudantil Variowohnen Wuppertal / ACMS Architekten" [Variowohnen Wuppertal Student Housing / ACMS Architekten] 21 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965363/moradia-estudantil-variowohnen-wuppertal-acms-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.