Casa Aberta e Fechada / WALA

Casa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraCasa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Aberta e Fechada / WALA - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: WALA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  361
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dave Kulesza
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Austral Bricks, Bremworth, Franke, Index and co, Kohler, Miele, Perini Tiles, Polytec, Ross Gardam, Signorino, Tiento Tiles, Vistosi
  • Arquiteto Responsável: Weian Lim
  • Cidade: Kooyong
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Dave Kulesza

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício original faz parte de um par de residências geminadas, com estilos Art Déco que rementem à época do entre guerras. Localizado em um lote longo e estreito de 10 m de largura e 60 m de profundidade com uma inclinação para trás caindo 4,2 m. O local também fica próximo a um campo de críquete e a Monash Freeway. Os ventos de norte levam o som do tráfego intenso para os fundos da propriedade. A família havia crescido mais do que o edifício original comportava, e portanto, foi necessária uma extensão que pudesse ser preparada para o futuro e atender às necessidades de cada membro da família, especialmente seus 4 filhos jovens adultos. A resposta do projeto teve que expandir as ofertas funcionais da casa antiga, bem como garantir que qualquer nova adição respeitasse o caráter patrimonial e a escala da casa de época, embora seja uma entidade claramente distinguível.

Casa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Dave Kulesza
Casa Aberta e Fechada / WALA - Imagem 27 de 31
Planta - Pavimento Térreo

O projeto oferece espaços privativos para os habitantes, alojados em dois edifícios separados ligados por um átrio central. Os quartos das crianças estão agrupados na casa antiga, fisicamente separados da área dedicada aos pais na parte nova. Os corredores estreitos da velha casa convidam à exploração, expandindo-se para o átrio no centro da casa. Indo mais fundo, o edifício responde à queda natural do terreno, espalhando uma série de espaços sociais em camadas em direção ao quintal. O espaço é momentaneamente comprimido de novo na cozinha, antes que o nível do chão mude mais uma vez e a percepção do espaço aumente na sala de estar rebaixada e no jardim.

Casa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Dave Kulesza

Aberturas por meio de claraboias, grandes janelas e pátios não apenas atraem a luz do dia, mas fornecem um alívio visual ao longo do caminho. Devido aos níveis separados e ao átrio, os habitantes ainda podem se sentir visualmente conectados uns com os outros em toda a casa.

Casa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Dave Kulesza
Casa Aberta e Fechada / WALA - Imagem 30 de 31
Corte Longitudinal

Por seu caráter histórico, a conservação da casa da frente era imperativa. A nova adição procurou preservar as qualidades do edifício, principalmente sua fachada, aproveitando a queda do terreno para se acomodar atrás e abaixo da linha do telhado existente, respeitando assim a escala e proporção do edifício existente e das habitações vizinhas adjacentes. A nova adição é descaradamente contemporânea, um claro afastamento da arquitetura de seu antecessor, a fim de se distinguir e criar um contraponto ao antigo edifício. O resultado é o casamento de dois edifícios "quase separados", conectados de forma tênue pelo átrio central e sua cobertura.

Casa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Dave Kulesza
Casa Aberta e Fechada / WALA - Imagem 28 de 31
Elevação Frontal e dos Fundos
Casa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Exterior
© Dave Kulesza

A nova adição atende ao desejo dos proprietários de ter 2 gerações de pessoas sob o mesmo teto, mas com a autonomia que cada membro da família tem para habitar cada espaço à sua maneira. Os espaços sociais em camadas inerentemente alocam funções específicas para cada "plataforma", enquanto ainda criam um fluxo circulatório e visual contínuo da frente para os fundos. Aqui, as conexões entre interno e externo são predominantes e essas aberturas suavizam as bordas de cada compartimento programático. O novo edifício é também um casulo protetor, que protege seus ocupantes do barulho do mundo exterior com suas venezianas de madeira e pivôs de vidros duplos.

Casa Aberta e Fechada / WALA - Fotografia de Exterior
© Dave Kulesza

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Aberta e Fechada / WALA" [Open Shut House / WALA] 20 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965233/casa-aberta-e-fechada-wala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.