Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de InterioresEscritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, PilarEscritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, CadeiraEscritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, JanelaEscritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Perkins&Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renato Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abatex, Beltech, Caveletti, D Fatto, Dramalux, Exbra, Fernando Jaeger, Fort Corporativo, Innovare, Interact, Lumini, Novo ambiente, Omega Fence Systems, Riccó, Saeng, Sulmetais, Tecelagem Lady, Vescom, Wood design
  • Arquitetos: Fernando Vidal, Danielle Superti, Carla Chalu, Cesar Tadao, Karina Kavamura, Gabriela Estefam, Fatima Oliveira, Ana Thereza Sacchi, Renan Kadomoto, Natália Martins, Gabriela Migotto
  • Engenharia: Saeng
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Renato Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A função dos escritórios vai além de oferecer um espaço para trabalho. O local deve transmitir a cultura e os valores da empresa, além de promover a interação entre os colaboradores. A evolução tecnológica e a adesão ao trabalho remoto têm intensificado ainda mais essa missão, gerando a necessidade por escritórios cada vez mais flexíveis e focados em atividades coletivas.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Renato Navarro

É o caso da nova sede do Machado Meyer Advogados. Assinado pela Perkins&Will, o escritório ocupa oito andares de um edifício na Av. Faria Lima, em São Paulo e tem como principais pilares a integração e o incentivo às relações interpessoais.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Renato Navarro
Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Imagem 25 de 32
Planta - 4° pavimento
Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Renato Navarro

As áreas para recepção de clientes, no 4º e 5º pavimentos, têm salas integráveis por meio de portas pivotantes. “Essa flexibilidade promove uma experiência diferente para o cliente, trazendo ele para dentro da comunidade Machado Meyer. A abertura das divisórias cria um grande espaço multiuso para cerca de 300 pessoas, que pode ser usada para um coquetel, treinamentos, eventos internos ou externos”, explica o arquiteto Fernando Vidal, Diretor do estúdio da Perkins&Will em São Paulo.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, Pilar
© Renato Navarro

Já as salas de reunião formais têm divisórias de vidro transparente para integração e melhor iluminação natural. Para assegurar a privacidade, foi elaborada uma estampa exclusiva para o escritório. “Junto com a Interact, fizemos um desenho em trama que permite a passagem de luz, mas não a visão total do interior do ambiente”, conta Carla Chalu, Project Architect da Perkins&Will.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Renato Navarro

O 4º pavimento também abriga os ambientes de bem-estar para colaboradores, como lactário, sala de massagem, sala de idiomas e de RPG, além de uma biblioteca. “Mesmo com a digitalização dos livros, a biblioteca é muito presente em escritórios de advocacia. Por isso, demos ênfase nesse espaço como parte da ambientação”, conta Danielle Superti, Project Manager na Perkins&Will.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Renato Navarro

No foyer, uma área de espera acolhedora fica localizada em frente à escadaria interna, convidando os visitantes a usar as escadas em vez do elevador. A mesma ideia da circulação vertical existe nos andares de colaboradores, que ocupam do 7º ao 12º pavimentos e priorizam ambientes colaborativos, como nichos e sofás para reuniões informais e atividades coletivas.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Iluminação
© Renato Navarro

As salas dos sócios foram alocadas nas extremidades da planta, com divisórias de vidro transparente para assegurar o acesso à vista e também estabelecer uma integração com a equipe. “Distribuímos áreas com metragens exatamente iguais, separadas por divisórias que podem ser retiradas para compor espaços maiores ou menores de acordo com a necessidade”, conta Carla. “Também mantivemos a transparência para garantir a iluminação natural e criar uma relação mais próxima com todos os colaboradores”.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Viga, Janela
© Renato Navarro

O principal desafio dos arquitetos foi equilibrar a inovação e a tradição da empresa, que completa 49 anos no mercado. “É um projeto muito especial, desenvolvido a quatro mãos junto ao cliente, entendendo o seu momento e procurando priorizar as relações humanas dentro do escritório”, conta Vidal.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Mesa
© Renato Navarro

O projeto manteve a sobriedade na paleta de cores com tons de cinza e branco, com toques de amarelo para representar a identidade visual do Machado Meyer Advogados. “A cor vibrante aparece em detalhes delicados como o friso que circula todo o core e em peças de mobília e outros itens de decoração”, conta Carla. Texturas nos carpetes e tecidos de mobiliários, materiais naturais como madeira e pedra e o paisagismo, por sua vez, trazem a sensação de acolhimento para colaboradores e visitantes.

Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Janela
© Renato Navarro

O resultado final é um escritório elegante e acolhedor, que tira proveito de espaços multiuso e colaborativos para criar dinamismo no dia a dia e aprofundar a interação entre as pessoas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Machado Meyer Advogados / Perkins&Will" 17 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965189/escritorio-machado-meyer-advogados-perkins-and-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.