Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio

Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de InterioresCasa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de InterioresCasa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de InterioresCasa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  134
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, Finsa, Mobi, Ramon Soler
  • Arquitetos Responsáveis: Joaquín García Vicente, Juan Antonio Sánchez Morales
  • Cidade: Murcia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há uma ideia que nos ocorre com certa frequência; pode uma casa alta, em quarteirão tradicional, ter uma grande área de contato com a natureza? um jardim? Ao criá-la, você deve afastar os espaços das atividades diurnas do exterior? Nesta casa no centro de Murcia, Espanha, propusemos que o acesso seja esse novo exterior, como aquela área ajardinada antes de entrar numa casa de campo. Isso nos levou a gerar uma nova “pele” no corredor; ela própria, plástica e translúcida que, como um “buraco de minhoca”, nos transporta para uma nova dimensão de calma e paz.

Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores
© David Frutos

Os moradores, um casal, seus dois filhos e dois gatos, Metro e Milla, haviam adquirido uma casa construída em 1960 com vários cômodos e corredores super extensos, que não refletiam em nada o seu estilo de vida. Na reforma, o desejo era gerar o máximo de espaço possível como áreas de permanência: sala de estar, sala de jantar, cozinha conectada -mas que poderia desaparecer se desejado. Também deveria ter uma grande área de escritório que não se isolasse, ao contrário, permanece ligada à vida familiar. Os demais espaços se posicionam em torno deste espaço principal.

Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores
© David Frutos
Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores, Banheiro
© David Frutos

As crianças solicitam um espaço comum para brincar e dormir, bem iluminado e que pode ser dividido como elas desejem. Por sua vez, os gatos também reivindicam um espaço próprio, à sua escala. Assim, o jardim materializa-se em armários rolantes, com buracos e degraus concebidos para que Metro e Milla possam brincar, servindo ao mesmo tempo como elementos que ocultam a lavanderia.

Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores
© David Frutos
Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© David Frutos
Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Imagem 16 de 23
Planta
Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© David Frutos

Apesar de ser um projeto pré-COVID (o trabalho estava bem avançado quando o lockdown foi decretado na Espanha), vimos como grande parte das questões introduzidas neste projeto são demandas de um amplo setor da sociedade urbana: maior contato com o exterior, jardins internos, espaços lúdicos, home-office... São questões que a arquitetura deve abordar com urgência.

Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa María de Gracia, Murcia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio" [Casa f(x) / Adhoc Arquitectura y Territorio] 28 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964334/casa-f-x-adhoc-arquitectura-y-territorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.