Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores, VigaCasa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Exterior, EscadaCasa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores, VigaCasa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Mais Imagens+ 18

Oaxaca, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  343
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Helvex, Interceramic, Novaceramic, Tecnolite
  • Arquitetos Responsáveis: Carla Osorio Jiménez, Mario Alberto Ávila López, Sonia Morales, Andrea Rodríguez
  • Paisagismo: Espacio 18 Arquitectura, Elizabeth Barthon, Ray Huntley Jr.
  • Interiores: Espacio 18 Arquitectura, Elizabeth Barthon, Ray Huntley Jr.
  • Construção: Espacio 18 Arquitectura
  • Instalações Especiais: Enrique Guzman, Carlos García, Agustín García
  • Cidade: Oaxaca
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal aposentado dos Estados Unidos deixou tudo para construir o sonho de uma vida em Oaxaca, uma cidade pela qual se apaixonaram e que escolheram como seu destino final.

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque

Elizabeth e Raymond, por várias coincidências, decidiram adquirir um terreno de 300 m2 na periferia de Oaxaca, na cidade de San Sebastian Tutla, onde construiriam a casa pela qual haviam trabalhado por toda a vida e com a qual sonhavam desde suas primeiras visitas ao México. Eles não apenas se adaptariam a uma nova cultura e a uma sociedade diferente, mas mudariam sua forma de habitar.

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada
© Onnis Luque
Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Onnis Luque

Sua última residência antes de se mudarem para Oaxaca foi em Novo México, no sul dos Estados Unidos, caracterizado por céus majestosos e clima extremo. Eles viviam em um tranquilo loteamento residencial. A grande responsabilidade de nosso escritório foi ensinar um casal aposentado a viver de uma maneira que nunca havia vivido antes, aceitando novas tipologias, novos materiais e um viver voltado ao interior por conta da região que escolheram e das construções vizinhas.

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque
Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Imagem 18 de 23
Plantas
Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Onnis Luque

Elizabeth e Raymond são pessoas sociais, e para eles fazer parte de uma comunidade e estabelecer laços não é problema, eles estão interessados no que está acontecendo ao seu redor e no que eles podem contribuir para a região, eles vieram para acrescentar. Assim, sua casa foi projetada para seguir mudando, evoluindo, cheia de vida, de encontros, onde amigos e mezcal nunca faltarão. Um oásis na periferia.

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Onnis Luque

Nuestro Sueño é uma caixa de barro que contém o habitar, estruturas de concreto baseadas em um módulo de 60cm organizam e distribuem o programa, o que indica que o coração da casa é a cozinha e o pátio central, como em um casarão tradicional de Oaxaca no Centro Histórico. Janelas de aço dobráveis transformam o espaço e desmancham a barreira entre o interior e o exterior, os espaços se tornam flexíveis e se unem para a convivência.

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Onnis Luque

Eles pensaram em diferentes questões dentro de casa, como ter uma horta, os espaços de lazer, uma oficina de costura, outra de marcenaria e um cinema/galeria, já que durante sua vida eles coletaram peças com história. A casa foi projetada com amplas passarelas e espaço para futuras adaptações, devido ao fato de serem clientes idosos. Além disso, tivemos a sorte de poder ver a casa em diferentes épocas do ano durante o processo de construção e uma vez terminada, cada visita foi diferente, um relógio de tijolos no pátio central e a luz através das vigas de concreto mostraram cenas completamente diferentes dependendo do momento.

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Onnis Luque

No pavimento superior, no dormitório principal, a ideia é acordar com a luz do amanhecer e começar a viver os espaços observando a passagem do tempo: o núcleo de serviços leva ao terraço, que mostra a Sierra Madre Sur. Um ponto  interessante é que a presença de vegetação e o projeto de interiores são a marca registrada dos habitantes, criando espaços cheios de cores e pensados para o visitante.

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

A ideia sempre foi criar um espaço que os fizesse sentir bem-vindos, cheios de vida, um espaço que lhes mostrasse que o México os abraça, um lugar que lhes fizesse saber que finalmente estão em Oaxaca.

Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura" [Casa Nuestro Sueño / Espacio 18 Arquitectura] 04 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964332/casa-nuestro-sueno-espacio-18-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.