Casa Xcuyun / BRUMA TALLER

Casa Xcuyun / BRUMA TALLER

© Alex Loustaunau© Alex Loustaunau© Alex Loustaunau© Alex Loustaunau+ 21

X-Cuyum, México
  • Arquitetos: BRUMA TALLER
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias :Alex Loustaunau
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  AutoDesk, CPI ADHESIVOS-TEXTURIZADOS, Cementos Moctezuma, Comex, DANFER, Interceramic, Predeco, Rochstone, Simon, Tecnolite, Teka, URREA, USG, kimikolor
  • Arquiteta Responsável : Thalía Salinas
  • Cidade : X-Cuyum
  • País : México
Mais informaçõesMenos informações
© Alex Loustaunau
© Alex Loustaunau

Descrição enviada pela equipe de projeto. Voltar à origem. Voltar à pedra e à cor. Voltar ao artesanal. CASA XCUYUN está localizada no povoado de mesmo nome ao nordeste da cidade de Mérida, México. Para o design da casa, foi fundamental considerar apenas 90 m² de construção. Os metros quadrados são o resultado de uma análise de um programa arquitetônico e de um orçamento fixo.

© Alex Loustaunau
© Alex Loustaunau

Funcionalidade. A casa é projetada principalmente para ser habitada por um casal jovem ou de adultos idosos, razão pela qual é implantada em um único pavimento, para facilitar a mobilidade. Decidiu-se considerar um programa arquitetônico simples: área comum de sala de jantar-cozinha, quarto principal com banheiro próprio, estudo e banheiro para os visitantes. Apenas um terço do terreno é utilizado, deixando o restante como área pública para terraços, piscina, garagem e áreas verdes.  O acesso à piscina é escalonado para facilitar a entrada e saída. Tem um corredor lateral ou de serviço que é essencial para a dinâmica da casa, pois esse é o espaço destinado à passagem de bicicletas e dos animais de estimação para ir passear — ambas as atividades comuns atualmente. 

© Alex Loustaunau
© Alex Loustaunau
Planta Baixa
Planta Baixa
© Alex Loustaunau
© Alex Loustaunau

Materialidade. O calcário, abundante na região, e o estuque formam um sistema de construção utilizado desde os tempos pré-históricos. A pedra se usou nas pirâmides maias, igrejas paleocristãs, mosteiros, fazendas de henequen da época colonial e em casas ou mansões no centro da cidade. Em Yucatán, o calcário é presença constante nas cimentações, albarradas (muros de delimitações) e fachadas. Por que não voltar a essa origem? Procuramos a particularidade de que a fachada envelheça com o tempo e, certamente, precise da menor manutenção possível. O acabamento é chamado Maya-Colonial. O resultado é uma sequência de pedras escolhidas aleatoriamente, combinadas em suas articulações com pedras menores. Trata-se de um trabalho de artesanato, que requer paciência, precisão e alma.

© Alex Loustaunau
© Alex Loustaunau

Forma. No exterior, a área é sóbria e fechada. No interior, por outro lado, a dinâmica dos espaços é aberta, verde, colorida e iluminada. O jardim e os terraços complementam as vistas. A área é orientada de tal forma que produz sombras que protegerão os terraços durante a tarde. Considerou-se uma altura de 4 metros na área comum e de 3 metros no resto da casa, o que permite que os espaços apresentem ótimas condições mesmo em climas extremos.

© Alex Loustaunau
© Alex Loustaunau

Cor. A cor "é um complemento da arquitetura", ela acrescenta misticismo e personalidade a ela. A arquitetura como se fosse uma obra de arte. Volta à origem, aos princípios das "escolas", a Barragán.

© Alex Loustaunau
© Alex Loustaunau

Filosofia. Em um presente globalizado e de tecnologias, de fachadas de vidro, aço, elementos e estruturas majestosas, é necessário fazer uma pausa... para voltar à origem. Para voltar à pedra e à cor. Voltar ao essencial, à luz, às sombras, ao vento, aos ambientes, voltar a escutar o usuário. Voltar a ser o usuário. Voltar à arquitetura sensível, tangível para todos, uma arquitetura significativa.

© Alex Loustaunau
© Alex Loustaunau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Xcuyun / BRUMA TALLER" [Casa Xcuyun / BRUMA TALLER] 03 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964323/casa-xcuyun-bruma-taller> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.