Casa Aparente / Ferri Arquitetura

Casa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Interiores, VigaCasa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, VigaCasa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Exterior, Tijolo, AidoCasa Aparente / Ferri Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Ibiporã, Brasil
  • Arquitetos: Ferri Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Isabela Mayer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Cidade Nova, Ceusa, Gerdau, Quartzolit, Suvinil, Tigre, Votorantim
  • Arquitetos Responsáveis: Vitor Hugo Ferri
  • Equipe De Projeto: Eloisa Franchi, Caio Enomoto, Alan Felipe, Lucas Berbel, Gabriel Cunha
  • Clientes: Paulo
  • Engenharia: Talisson Fernando Silva
  • Cidade: Ibiporã
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Viga
© Isabela Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido em um terreno de 255 m², o projeto da Casa Aparente é resultado de um conceito arquitetônico que buscou simplicidade e economia adotando materiais tradicionais e acessíveis. O principal desafio do projeto foi trazer de maneira harmônica personalidade aliado a um orçamento restrito, em um programa de necessidades comum de três quartos, sala, cozinha e banheiros.

Casa Aparente / Ferri Arquitetura - Imagem 23 de 24
Perspectiva

O projeto se estabeleceu adotando como partido a utilização de três materiais: bloco cerâmico aparente, chapisco rolado de concreto e pintura branca.  O bloco cerâmico, utilizado em uma configuração não tradicional, aparece como um cobogó na fachada deixando espaços vazios entre um bloco e outro e favorecendo a ventilação e iluminação naturais. O chapisco rolado de concreto foi utilizado como acabamento em todas as platibandas do projeto. E por fim utilizou-se da pintura branca como acabamento em todas as paredes externas. Todos os materiais anteriormente citados foram utilizados em suas cores e texturas naturais a fim de explorar nesta configuração a máxima beleza singular destes materiais que muitas vezes não são mais apreciados por serem considerados comuns.

Casa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Jardim, Aido
© Isabela Mayer
Casa Aparente / Ferri Arquitetura - Imagem 17 de 24
Pavimento Térreo
Casa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Isabela Mayer

Além dos materiais, merecem destaque as aberturas da casa, que foram estabelecidas em sua maioria no sentido vertical de forma a proporcionar ritmo e simetria a volumetria como um todo, e o modo como foi delimitado o perímetro entre a área pública e área privada, onde o muro frontal e gradis de acesso ficaram recuados do alinhamento predial, permitindo que esses elementos fossem incorporados a composição da casa trazendo parte do jardim da residência para a área externa, integrando-o com o passeio público. 

Casa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Isabela Mayer

Em sua fachada podemos ressaltar que, além dessa materialidade expressiva, temos como elemento marcante a estrutura da garagem: uma viga de 7 metros de comprimento apoiada por pilotis de concreto aparente e coberta com placas de policarbonato translucida que possibilita a proteção sem eliminar a luz natural que irradia no interior da casa.

Casa Aparente / Ferri Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada
© Isabela Mayer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aparente / Ferri Arquitetura" 23 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963665/casa-aparente-ferri-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.