Escritório Aloha / Gioca Design

  • Arquitetos: Gioca Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  106
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Monica Assan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Herman Miller, Coletivo BR, Ekoclimax, Fosti, Lit Arquitetura de Iluminação, Liven Studio, Wood Design Marcenaria Técnica

Escritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de InterioresEscritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, JanelaEscritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, JanelaEscritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, PortaEscritório Aloha / Gioca Design - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos Responsáveis: Giovanni Callegaro
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Monica Assan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse é um projeto corporativo para um escritório de investimentos e participações, localizado em São Paulo. O escritório Gioca Design foi responsável pelo projeto do sítio da família e, na sequência, convidado para desenhar o escritório. Um dos destaques foi a participação do cliente, apaixonado por surf, na concepção dos espaços e escolha dos materiais, por meio da apresentação do ambiente em 3D, visitas e marcações de ambientes, ainda antes da obra.

Escritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Monica Assan

O local era um escritório com acabamentos antiquados e piso elevado em ardósia. A demanda era criar um ambiente amplo, com integração dos ambientes, toque industrial moderno, linhas simples e funcionalidade privilegiada. O cliente também queria o teto com a laje aparente e a infra exposta. As maiores mudanças estruturais feitas no local foram a remoção do forro, o revestimento de peroba natural no piso e a subestrutura concebida para receber o volume central de vidro.  

Escritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Sofá, Janela, Viga, Cadeira
© Monica Assan

Com a solicitação do cliente de laje exposta e infra aparente, o desafio foi desenhar o forro. Para isso, foi criada uma sanca que percorre o perímetro do conjunto, onde ficam as tubulações e passagens que não interessavam estarem expostas e o resto do forro foi pensado e desenhado para ser visto e fazer parte da decoração. A sanca ainda traz conforto para o usuário não sentir o pé direito exagerado e emoldura o volume central.

Escritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Monica Assan

Na entrada, um ambiente de espera despojado com visão geral do escritório, já que a integração dos ambientes pode ser sentida. No co-working, o ponto focal é a fotografia de Jeff Devine do surfista Gerry Lopez em sua onda mais famosa, com uma dedicatória exclusiva paara o cliente. Já na sala da diretoria, integrado entre os diretores, o surf aparece novamente, com a prancha que decora a parede. 

Escritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Viga
© Monica Assan

Há duas salas de reuniões. Na grande, de Telepresença, foi instalado um sistema de TP, integrando os participantes da mesa, com internet redundante, além de câmeras  e monitores específicos para a função. Como plano de fundo, o logo do escritório em uma prancha de madeira (alaia) feita a mão pelo arquiteto. A sala pequena, para reuniões menores, também traz referência às paixões do cliente carioca: uma foto de garotos na orla da praia no Rio de Janeiro. Por fim, na copa, há uma grande bancada com as geladeiras expostas e a máquina de café em cima, onde nada fica escondido, tudo revela sua função. 

Escritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Monica Assan

As persianas solares são automatizadas para evitarem o sol, que incide diretamente nas janelas. Em cada espaço, foram usados vidros duplos de 20mm e tratamento acústico nas portas para garantir privacidade em cada ambiente. O projeto de iluminação traz spots embutidos na sanca que circunda todo o conjunto, trilhos para focos específicos e a iluminação das mesas. Na paleta de cores, o marrom claro da madeira, o cinza claro do concreto, o preto dos caixilhos, estrutura e mobiliário e o marrom avermelhado dos móveis. O resultado foi um ambiente corporativo fluido, sem muitas barreiras e sem tentar parecer mais do que é. 

Escritório Aloha / Gioca Design - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Pia
© Monica Assan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Aloha / Gioca Design" 22 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963664/escritorio-aloha-gioca-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.