Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani

Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de ExteriorVinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Interiores, Sala de EstarVinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Interiores, Prateleira, VigaVinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de ExteriorVinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Mais Imagens+ 36

Ménerbes, França
Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Exterior
© Frederik Vercruysse

Descrição enviada pela equipe de projeto. Marc Barani projetou uma vinícola que combina o processo gravitacional de vinificação com uma arquitetura que se integra na paisagem de tal forma que parece um elemento natural. Para além das salas de recepção das uvas vindimadas e da maturação e engarrafamento do vinho, a adega conta ainda com uma loja e sala de degustação, que acaba de abrir ao público.

Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Exterior
© Frederik Vercruysse
Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Imagem 33 de 41
Situação

Rodeada de pomares e jardins, a propriedade Les Davids possui vinte hectares de vinhas e atualmente produz onze vinhos orgânicos de excelente qualidade. A expertise do arquiteto Marc Barani alinhou-se com a visão da cliente Sophie Le Clercq para criar uma vinícola que respeite todo o processo gravitacional da vinificação. A arquitetura traz a recepção das uvas e o enchimento das cubas no primeiro pavimento, a vinificação, montagem, e venda no térreo e o engarrafamento e arrumação na adega do subsolo. A forma arquitetônica se integra na paisagem de forma a parecer um elemento natural. A nova vinícola é o culminar de mais de 20 anos de paixão e trabalho árduo em um local raro e protegido.

Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Exterior
© Frederik Vercruysse
Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Imagem 39 de 41
Corte
Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Interiores
© Frederik Vercruysse

A vinícola foi construída no topo de um vale em forma de concha na fronteira entre Ventoux e Monts de Vaucluse. Toda a estrutura é construída em concreto tingido com uma cor ocre que reflete a terra rochosa que desce até o vale. Embora o edifício seja muito grande com seus 2130 m², é surpreendentemente elegante, parecendo emergir da terra como uma mastaba dos tempos antigos. Também chama a atenção o entalhe de vidro que revela o arranjo monumental dos barris de tulipas de concreto, colocando as vinhas externas em comunicação visual com os barris de vinho no interior.

Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Frederik Vercruysse
Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Interiores, Vidro
© Frederik Vercruysse
Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Interiores
© Frederik Vercruysse

O terraço, coberto por um grande telhado em balanço, domina a propriedade e oferece uma vista imensa sobre as montanhas circundantes. É o elo entre as vinhas e o processo de vinificação. A partir daqui, os visitantes caminham pelo corredor onde há um enorme afresco de cerâmica do artista belga Yves Zurstrassen. O corredor leva ao balcão de degustação e venda, onde as degustações são organizadas com base em combinações vinho-comida personalizadas por um chef com estrela Michelin.

Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Frederik Vercruysse

Na propriedade também há a disponibilidade de alugar casas de veraneio. A propriedade rural exclusiva de Hameaux des Davids conta com um total de seis casas de temporada independentes espalhadas por três aldeias, incluindo 5 piscinas aquecidas, dois spas, duas quadras de tênis e jardins paisagísticos. A propriedade está calmamente aninhada entre vastas florestas de carvalhos, lavanda campos, oliveiras e vinhas.

Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Prateleira
© Frederik Vercruysse

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luberon, 84560 Ménerbes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Les Davids / Atelier Marc Barani" [Les Davids Winery / Atelier Marc Barani] 22 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963636/vinicola-les-davids-atelier-marc-barani> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.